CryptoTimes

Departamento de Defesa dos EUA lança consultoria pública sobre serviço blockchain

05 nov 2020, 14:05 - atualizado em 17 nov 2025, 14:48
Bandeira dos EUA
A consultoria não é uma prova de que a DISA irá lançar seu próprio blockchain. Apenas ilustra um possível caminho a ser seguido para tais ofertas estarem disponíveis no sistema governamental dos EUA (Imagem: Pixabay)

A agência de tecnologia da informação do Departamento de Defesa dos EUA (DOD, na sigla em inglês) pode vir a fornecer um blockchain-as-a-service (BaaS) permissionado, segundo documentos públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

BaaS é um serviço em nuvem que permite que clientes desenvolvam, usem e hospedem aplicações, funções e contratos autônomos.

A agência visa obter informações de participantes de mercado sobre as melhores formas de fazê-lo.

Um pedido por informações (RFI) publicado nessa quarta-feira (4) pela Agência de Sistemas da Informação da Defesa (DISA) afirma que “[e]m apoio ao nosso esforço contínuo em criar uma nova oferta de ‘blockchain-as-a-service’ [BaaS] para nossos parceiros de missão, a DISA está realizando uma pesquisa de mercado para garantir uma melhor compreensão sobre os recursos disponíveis no mercado que sejam relevantes à oferta de BaaS que seria aplicada em sistemas e servidores Z [da IBM]”.

“O escopo deste documento é analisar se produtos da indústria disponíveis que fornecem uma solução permitem que a DISA forneça uma oferta de BaaS permissionada e escalável, que possa ser operada em um ambiente convencional”, continuou a agência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detalhes sobre o RFI foram publicados na base governamental de dados SAM, que divulga as oportunidades de contratos do governo federal.

No passado, funcionários da DISA falaram sobre a possibilidade de oferecer um BaaS. Sherri Sokol, líder de inovação da DISA, falou sobre o interesse da agência nesse setor durante uma entrevista em 2019 com a GCN.

“Estamos analisando uma oferta de algo que seja seguro, escalável e ágil para as redes, onde nossos parceiros de missão possam criar e realizar a gestão em nossa infraestrutura dentro de ambientes qualificados do DOD”, afirmou ela na época.

“Basicamente, seria a plataforma, a gestão e o monitoramento de recursos de infraestrutura, que são serviços que a DISA já fornece.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante destacar que o RFI não é uma prova de que a DISA irá lançar seu próprio blockchain. Apenas ilustra um possível caminho a ser seguido para tais ofertas ficarem disponíveis no sistema governamental dos EUA — algo já falado por defensores da tecnologia no Congresso.

Respondentes têm até a próxima terça-feira (10) para fornecer informações à DISA, segundo o pedido.

Confira, abaixo, o RFI completo:

Agência americana deseja automatizar
seus recursos financeiros, incluindo transações em bitcoin

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar