Economia

Desenrola: Governo abre inscrições para credores; veja como vai funcionar renegociação

29 ago 2023, 13:22 - atualizado em 29 ago 2023, 13:22
Drex moeda digital
Segunda fase do Desenrola permite negociações de dívidas financeiras e não financeiras (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Ministério da Fazenda anunciou que a etapa para inscrição de credores na plataforma do Desenrola Brasil iniciou ontem (28). As inscrições vão até o dia 9 de setembro.

Após isto, a plataforma estará disponível para os leilões de descontos para as dívidas de devedores que integram a Faixa 1 do programa, ou seja, aqueles com renda de até dois salários mínimos (R$ 2.640) ou inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

A etapa permite a renegociação de dívidas financeiras e não financeiras, cujos valores não ultrapassem R$ 5 mil, considerado o somatório das dívidas financiadas. As operações contratadas no âmbito do Desenrola são isentas de imposto sobre operações financeiras (IOF).

Conforme a pasta, esta é uma fase do programa dedicada à inscrição de credores, à atualização das dívidas e à realização do leilão. A expectativa é que até o fim de setembro, a plataforma esteja disponível ao público para as renegociações.

Inscrição de credores no Desenrola

Conforme comunicou a Fazenda, a partir de agora, o serviço da Plataforma estará disponível para que todas as empresas com dívidas a receber, como bancos, varejistas, companhias de água, distribuidoras de eletricidade, entre outras, possam aderir ao programa e, na sequência, identificar suas dívidas e atualizar os seus valores.

Os credores terão entre os dias 28 de agosto até o dia 9 de setembro para concluir a habilitação no Desenrola Brasil, que pode ser realizada no Portal Credor. Para acessá-lo é preciso entrar no site https://credor.negociedigital.com.br, usando eCNPJ com certificado digital.

Vale destacar que apenas as dívidas de credores cadastrados poderão participar do leilão.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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