Diretores do FMI pedem que El Salvador remova o bitcoin como moeda legal

The Block
The Block
26/01/2022 - 9:37
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Bandeira El Salvador Pixabay
Os diretores executivos do FMI “enfatizaram que há grandes riscos para a estabilidade e integridade financeiras e proteção ao consumidor, associados ao uso do bitcoin” (Imagem: Pixabay/jorono)

Diretores executivos do Fundo Monetário Internacional (FMI) pediram que El Salvador remova o status do bitcoin (BTC) como moeda legal no país, segundo um comunicado feito ontem (25) pela organização.

A recomendação acontece após o comitê executivo do FMI ter finalizado a chamada “consulta ao Artigo IV” com El Salvador, em 24 de janeiro, a qual se refere a discussões que a organização conduz com os países membros.

Os diretores executivos do FMI “enfatizaram que há grandes riscos para a estabilidade e integridade financeiras e proteção ao consumidor, associados ao uso do bitcoin, bem como obrigações fiscais contingentes associadas”, consta na declaração à imprensa.

“Eles [os diretores do FMI] pediram que as autoridades reduzissem o escopo da lei bitcoin, pedindo pela remoção do bitcoin como moeda legal”. Além disso, o documento do FMI afirma que “alguns diretores também expressaram preocupação quanto aos riscos associados à emissão de títulos de bitcoin”.

Os comentários dos diretores da instituição foram feitos após um comunicado em novembro, quando uma equipe em visita ao país caribenho alertou sobre os riscos de usar bitcoin como moeda legal.

Os diretores do FMI concordaram, de modo geral, com o relatório anterior, incluindo que a visão de que aumentar a inclusão financeira em El Salvador é importante, e que sistemas de pagamento digital, como a carteira do governo, Chivo, podem desempenhar um papel nesse objetivo.

Porém, no documento também foi ressaltado que o país precisa de “uma rígida regulação e supervisão do novo ecossistema Chivo e do bitcoin”.

A abordagem do FMI em relação ao bitcoin é especialmente relevante, devido a relatos de que a organização estaria em negociações com o país da América Central.

Nessa terça-feira, a Bloomberg informou que as preocupações do FMI quanto ao bitcoin teriam “obstruído” conversas com El Salvador quanto a um empréstimo de US$ 1,3 bilhão do FMI.

O governo salvadorenho tornou o bitcoin uma moeda legal no país, juntamente com o dólar, no dia 7 de setembro de 2021, poucos meses depois de o presidente, Nayib Bukele, ter anunciado o projeto de lei que implementaria a criptomoeda no país. 

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 26/01/2022 - 9:38

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto