Carteira Recomendada

Dividendos: Por que a Vale (VALE3) é a melhor ação para ter em julho, segundo 20 analistas?

05 jul 2022, 13:47 - atualizado em 05 jul 2022, 14:47
dividendos
Vale segue com o posto de favorita dos analistas quando o assunto é dividendos (Imagem: Reuters/Washington Alves)

A Vale (VALE3) é, pelo terceiro mês consecutivo, a pagadora de dividendos favorita dos analistas do mercado.

As ações da mineradora recebem 12 indicações nas carteiras recomendadas para julho, segundo levantamento realizado pelo Money Times com 20 corretoras.

O segundo lugar do ranking é divido entre Banco do Brasil (BBAS3) e Petrobras (PETR3; PETR4), que recebem nove indicações cada.

Fechando o pódio, Vivo (VIVT3) e Itaú Unibanco (ITUB4) ocupam o terceiro lugar, com oito recomendações cada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que esperar da Vale?

Para o Santander, a recente correção das ações da Vale precificou rapidamente uma deterioração nos fundamentos — com o desconto para os pares globais retornando a quase 22% —, “o que fornece um ponto de entrada atraente para a tese de minério de ferro mais forte por mais tempo”.

Colaborando com o case, os analistas ainda esperam que a demanda chinesa melhore no segundo semestre, além de enxergarem um crescimento fraco da oferta nos próximos anos, fazendo uma manutenção dos preços do minério de ferro em níveis elevados.

“Mantemos a nossa visão positiva sobre os preços do minério de ferro, pois a nossa tese é orientada pela oferta, uma vez que os persistentes desafios de oferta”, afirmam.

Além disso, os especialistas destacam a distribuição de dividendos e programas de recompra de ações como um ponto forte da Vale.

O banco tem recomendação de “compra” para os papéis da mineradora, com preço-alvo de R$ 125 — o que implica uma potencial alta de aproximadamente 63%, com base no último fechamento de junho.

Para ficar de olho

Para o Banco do Brasil, segunda ação favorita para julho dos analistas consultado pelo Money Times, a Terra Investimentos acredita que a companhia vem apresentando forte crescimento de crédito especialmente no crédito rural e em alguns segmentos para pessoas físicas e boa qualidade da carteira.

Além disso, os especialistas afirmam que o banco está pronto para apresentar números fortes em 2022, colocando a instituição em um grande desconto em relação aos seus pares e garantindo um retorno interessante em termos de dividendos para o acionista.

“Atualmente, o BB é negociado a cinco vezes Preço/Lucro (P/L) contra a média dos pares brasileiros de nove vezes”, reforçam os analistas da corretora.

A ação tem rendimento de dividendos de 8,07% e preço-alvo, segundo a Terra, em R$ 51 — com potencial para subir 53%.

Já para Petrobras, que divide o segundo lugar do ranking com o BB, o Santander tem uma visão construtiva sobre os fundamentos da empresa.

Os analistas afirmam que o fortalecimento de iniciativas ESG, com destaque para o compromisso de aceleração da descarbonização, pode contribuir para a confiança de investidores internacionais e ajudar a mitigar os riscos ambientais associados ao processo de extração, produção e refino de petróleo.

Para o banco, os direcionadores da petroleira brasileira são os preços do petróleo acima do esperado e uma maior aderência ao mecanismo de precificação de combustíveis doméstico, além de um maior crescimento da produção e da venda de ativos não essenciais.

O Santander tem recomendação de “manutenção” para os papéis.

Veja as ações mais recomendadas para julho no quesito de dividendos:

Empresa Código Indicações
Vale VALE3 12
Banco do Brasil BBAS3 9
Petrobras PETR3; PETR4 9
Itaú Unibanco ITUB4 8
Vivo VIVT3 8
BB Seguridade BBSE3 7
Engie Brasil ENGIE3 6
Alupar  ALUP11 6
Bradesco BBSA3 6
Copel CPLE6 5
JBS JBSS3 5
EDP Brasil ENBR3 5
Taesa TAEE11 5
CPFL Energia CPFE3 5
TOTAL 96

Veja as outras indicações feitas no mês:

Empresas Indicações
TimVibra Energia 4 cada
Transmissão Paulista, Itaúsa, Bradespar, Energisa 3 cada
Gerdau, B3, CSN, Brasil Agro, Minerva, Cemig, Eletrobras, Cyrela 2 cada
Kepler Weber, Gerdau Metalúrgica, ABC Brasil, AES Brasil, CCR, Coca-Cola, Copasa, Cosan, Hypera, M. Dias Branco, Santander, Sabesp, SaneparUnipar, Arezzo, BTG Pactual, SLC Agrícola, São Martinho, Aura Minerals, Wilson Sons, Eneva, Intelbras, JHSF 1 cada

Levantamento

O levantamento do Money Times levou em consideração as informações das carteiras de ações divulgadas por 20 instituições. Para julho, foram indicadas 51 ações, somando 155 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva InvestimentosBB InvestimentosBTG PactualNu investEliteEmpiricusGenial InvestimentosGuide InvestimentosItaú BBAMirae AssetMyCapNova Futura, Órama, PagBankPlannerBanco SafraSantanderTerra Investimentos, Warren.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.