Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Doença que ‘acabou’ com os coronéis do cacau e quase com a cultura pode estar com dias contados

10/02/2021 - 14:00
Cacau
Doença do cacau começa a ser mais desvendada e pesquisadores acreditam que controle esteja próximo (Imagem: REUTERS/Thierry Gouegnon)

A doença que derrubou a cacauicultura no Sul da Bahia pode ter servido para praticamente acabar com os coronéis do cacau, mas deixou um rastro de devastação que não beneficiou milhares de pequenos produtores e coletores que emergiram com o modelo (um pouco) mais justo de relação sócio-empresarial que veio depois.

A vassoura de bruxa ainda cobra um preço alto daquela que foi a maior região produtora mundial da amêndoa da qual se faz o chocolate. Mas pode estar com os dias contados.

O Laboratório de Genômica e bioEnergia (LGE), da Unicamp, após 20 anos já compreende mais a fisiologia do fungo de origem amazônica.

“Selecionamos alvos moleculares para combatê-lo e comprovamos a efetividade do bloqueio de alguns desses alvos e desenvolvemos drogas específicas para isso”, explica o chefe do LGE, Gonçalo Pereira.

De Milão à Faria Lima: conheça a marca queridinha do mercado financeiro

Ainda hoje poucos fungicidas funcionam.

A equipe do Programa de Genoma, avançando nos trabalhos de modelagem molecular, descobriu que existia no mercado uma molécula muito parecida com a desenvolvida no laboratório.

Com os testes em viveiros, aqui com a condução do cientista Ricardo Castro, Pereira se entusiasma com o “extraordinário” resultado.

Na avaliação da equipe, o Brasil está próximo de vencer a vassoura de bruxa, e tentar recuperar o terreno perdido na década de 1980.

Nesse período, era segundo maior produtor mundial (atrás de Costa do Marfim) com mais de 20% da market share global, em torno de 450 a 500 mil toneladas de cacau.

A doença chegou em 1989, não foi controlada a tempo, e a produção despencou para pouco mais de 240 mil toneladas em 2020.

Além de emprego e renda, a esperança que o cacau traz também é ambiental. Produzido em sistema de agroflorestal, ajuda a preservar a Mata Atlântica.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 10/02/2021 - 14:33

Pela Web