Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Eduardo Bolsonaro critica jornal inglês por associar Arthur do Val ao presidente

Alexa Meirelles
07/03/2022 - 13:31
Eduardo Bolsonaro nega que seu pai tenha apoiado Arthur do Val nas eleições de 2018 (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) se manifestou em sua página oficial do Twitter sobre uma matéria que o The Guardian publicou sobre os áudios divulgados do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei.

O jornal britânico destacou que Arthur do Val, também membro do Movimento Brasil Livre (MBL), é um político de direita e ex-apoiador do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), também de direita.

O filho “02” do presidente pediu para o jornal fosse mais “honesto em suas matérias”, visto que Arthur do Val estaria sendo execrado por bolsonaristas desde que o conteúdo dos áudios veio a público.

Ele também disse que o deputado não teve o apoio de Bolsonaro em 2018, quando disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Por fim, Eduardo Bolsonaro disse que o deputado não compartilha dos mesmos ideais que o presidente, como a posição contrária à liberação do aborto e das drogas. Ambos os tópicos, no entanto, não foram abordados pelo jornal britânico no texto.

O presidente, no entanto, já esteve com Arthur do Val por mais de uma vez. Hoje desafeto político, o MBL foi grande apoiador de Bolsonaro nas eleições de 2018.

Bolsonaro também chegou a se manifestar sobre o caso no último domingo (6), em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília. “É tão asquerosa que nem merece comentário”, disse o presidente na ocasião.

Bolsonaro, no entanto, ao longo de sua carreira pública, já proferiu por mais de uma vez declarações consideradas machistas e misóginas.

Em 2019, já ocupando o cargo Executivo, o presidente afirmou que “quem quisesse vir ao Brasil fazer sexo com uma mulher” que ficasse à vontade. Ele falava sobre o Brasil “não poder se tornar um país de turismo gay”.

Um dos episódios mais polêmicos foi o que envolveu a deputada Maria do Rosário (PT-SP), em 2014, quando disse que “não a estupraria porque ela não merecia”.

Relembre o caso

Arthur do Val, o Mamãe Falei, retira pré-candidatura a governador de São Paulo
“Mamãe Falei” desistiu de candidatura para governador do Estado de São Paulo, após frase misógina (Reprodução/YouTube)

Na última sexta-feira (4), o colunista Igor Gadelha, do jornal Metrópoles, divulgou áudios em que o deputado Arthur do Val falava com os amigos de forma misógina sobre as mulheres ucranianas, hoje refugiadas de guerra por conta da invasão russa.

Do Val, que viajou para o país com a justificativa de auxiliar na resistência, disse que as mulheres eram “fáceis porque eram pobres”.

O caso gerou grande repercussão ainda na noite de sexta-feira. Na manhã do sábado (5), Do Val chegou ao Brasil e falou com  jornalistas que o esperavam no aeroporto de Guarulhos.

No mesmo dia, o parlamentar publicou um vídeo em seu canal oficial do YouTube explicando o ocorrido e negando as acusações de que teria viajado para fazer turismo sexual em outro país.

Por meio de nota divulgada em suas redes sociais, Arthur do Val oficializou a retirada da sua pré-candidatura ao governo do Estado de São Paulo.

Ele seria o candidato do Podemos, mesmo partido de Sergio Moro, hoje pré-candidato à presidência da República.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) vai apurar o caso. A deputada Isa Penna (PSOL-SP), rival política de Do Val, encaminhou o pedido para iniciar um inquérito pela cassação de Arthur do Val, por quebra de decoro.

Segundo informou a Folha de São Paulo, a deputada foi procurada pelos colegas da Casa para tomar a frente sobre os pedidos.

Última atualização por Márcio Juliboni - 07/03/2022 - 13:34

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto