Eleições 2022

Eleições 2022: Saiba quem são os candidatos à presidência da república

08 ago 2022, 9:01 - atualizado em 08 ago 2022, 14:46
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo ao cargo de presidente da república.

Jair Bolsonaro (PL)

Jair Bolsonaro

Atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL) tentará a reeleição em outubro. Aos 67 anos, Bolsonaro concorreu à um cago majoritário pela primeira vez em 2018. Nascido em Glicério, interior de São Paulo, é militar e começou a carreira política em 1988 quando se elegeu para vereador da cidade do Rio de Janeiro. Em seu décimo partido, Bolsonaro fez carreira como deputado federal pelo Rio de Janeiro, ocupando uma cadeira no congresso de 1990 a 2018.

Lula (PT)

Em sua sexta eleição para presidente, Luis Inácio Lula da Silva (PT), tenta ser o primeiro a ocupar a presidência por mais de dois mandatos. Eleito em 2002 e reeleito em 2006, Lula ,de 76 anos, foi metalúrgico e líder sindical antes de candidatar à presidência em 1989. Nascido em Garanhus, Pernambuco, chegou a lançar a pré-candidatura em 2018, mas acabou fora da disputa ao ser preso pela Operação Lava Jato. As condenações foram anuladas posteriormente pelo STF.

Ciro Gomes (PDT)

Ciro Gomes

Advogado e professor universitário, Ciro Ferreira Gomes (PDT) tenta pela quarta vez se eleger à presidência da república. Nascido em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, Ciro Gomes, de 64 anos, foi deputado estadual no Ceará antes de se eleger prefeito de Fortaleza e governador do estado. Foi ministro nos governos Itamar Franco e Lula.

Simone Tebet (MDB)

Simone Tebet

Em seu primeiro mandato como senadora, Simone Tebet (MDB), de 52 anos, fez carreira como advogada e professora universitária antes de se eleger como deputada estadual por Mato Grosso do Sul em 2002. Eleita e reeleita prefeita e Três Lagoas, Tebet foi eleita vice-governadora do estado antes de se eleger senadora em 2015. Líder da bancada feminina, foi derrota em duas oportunidades para a presidência do senado.

Soraya Thronicke (União Brasil)

Soraya Thronicke

A senadora por Mato Grosso do sul Soraya Thronicke será a candidata do União Brasil, partido com maior valor do fundo eleitoral e tempo de televisão na propaganda eleitoral, ao cargo de presidente da República.  Com formação em direito, é proprietária de uma rede de motéis.

Luiz Felipe d’Ávila (Novo)

Estreante em eleições, Luiz Felipe d’Ávila (Novo) é cientista político e mestre em administração pública. Há 14 anos, fundou o Centro de Liderança Política (CLP), dedicado à formação de lideranças políticas. Nascido na capital paulista, d’Avila, de 58 anos, atuou como editorialista, comentarista político, e também como diretor de editoras e escritor.

Pablo Marçal (Pros)

Natural de Goiânia, Pablo Marçal (Pros), de 34 anos, disputa sua primeira eleição. Bacharel em direito, é empresário e influenciador digital.  Vendedor de cursos on-line e youtuber, Pablo ficou conhecido nacionalmente depois de ter guiado 32 pessoas para o Pico dos Marins, em São Paulo, e precisar de resgate do Corpo de Bombeiros depois de se perder.

Vera Lúcia (PSTU)

Vera Lúcia (PSTU), de 55 anos, concorre em 2022 pela segunda vez à presidência da república. Co-fundadora do partido, disputou as prefeituras de São Paulo e Aracaju e o governo de Sergipe, além de ter se candidatado a uma vaga na Câmara dos Deputados. Graduada em Ciências Sociais e natural de Inajá, em Pernambuco, Vera Lúcia foi diretora da Central Única dos Trabalhadores e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Têxtil.

Sofia Manzano (PCB)

Ex-presidente da União da Juventude Comunista (UJC), Sofia Manzano (PCB), de 50 anos, nasceu em São Paulo e leciona na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Economista e mestre em desenvolvimento econômico, é casada e mãe de um filho. Esta é a segunda eleição que disputa, foi candidata a vice presidente em 2014.

Leonardo Péricles (UP)

Presidente e um dos fundadores do partido Unidade Popular, Leonardo Péricles (UP), de 40 anos, é técnico em eletrônica e mecânico de manutenção de máquinas, e foi um dos líderes dos movimentos contra a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Foi candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa da deputada federal Áurea Carolina (Psol-MG).

Eymael (DC)

Conhecido pelo jingle de campanha, José Maria Eymael (DC) esta em sua sexta candidatura à presidência. Aos 82 anos, foi deputado federal por três mandatos, entre 1986 e 1995 e disputou quatro vezes a prefeitura de São Paulo. Advogado, é fundador e presidente do Democracia Cristã e nascido em Porto Alegre.

Roberto Jefferson (PTB)

Roberto Jefferson entrou oficialmente na vida pública em 1971, quando filiou-se ao MDB. Permaneceu no partido até o início de 1980, quando filiou-se ao Partido Popular (PP), fundado em fevereiro daquele ano após o fim do bipartidarismo em novembro de 1979. Deixou o PP no mesmo ano para filiar-se ao PTB, do qual foi o deputado federal mais antigo da bancada na Câmara dos Deputados até ter o seu mandato cassado em 2005. Foi também candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro em 1988 pelo PTB, e obteve quase 2% dos votos.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Link: https://t.me/MoneyTimesBR

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.