Pesquisa Eleitoral

Eleições: Datafolha, Ipec, Futura, Ipespe, Atlas e o que dizem as primeiras pesquisas de intenção de voto do 2º turno

14 out 2022, 21:11 - atualizado em 14 out 2022, 21:11
Apoiadores de Lula e Bolsonaro se manifestam em Brasília
(Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Sexta-feira, dia 14 de outubro, completou-se uma semana de campanha eleitoral dos candidatos à presidência da República que disputam o segundo turno das eleições. E a semana foi marcada pela divulgação de ao menos 9 pesquisas de intenção de voto.

Marcadas pela desconfiança devido a distância entre os número divulgados pelos levantamentos e os dados consolidados pelas urnas, as pesquisas mostraram, nesse primeiro momento, um cenário de estabilidade, próximo do que as urnas mostraram.

Money Times separou os resultados.

Datafolha

O Datafolha foi a última pesquisa divulgada na semana. Na sexta-feira (14), o Datafolha divulgou sua segunda pesquisa de intenção de voto para presidente da República. Segundo o instituto, o cenário de disputa no segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) permanece estável, com vantagem para o ex-presidente.

Os números divulgados no final desta semana mostram Lula com 49% das intenções de voto contra 44%, mesmo dado divulgado após a a confirmação do segundo turno.

Também divulgada na sexta-feira (14), a pesquisa do Instituto Futura contratada pelo banco Modalmais de intenção de voto para presidente da República no segundo turno das eleições mostra um empate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento, Lula tem 46,9% das intenções de voto contra 46,5% de Bolsonaro na pesquisa estimulada. Votos brancos, nulos, indecisos somam 6,6% das intenções do eleitor segundo a pesquisa.

Ipespe

No começo da sexta-feira (14), a pesquisa de intenção de voto para presidente da República no segundo turno das eleições do Instituto Ipespe, contratada pelo banco XP, mostrou variação dentro da margem de erro entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), com o candidato a reeleição diminuindo a diferença para o ex-presidente.

Neste levantamento, Lula aparece com 49% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro. Aqueles que declararam ou pretendem votar branco, nulo ou não votar são, segundo o levantamento, 4%. Não souberam opinar, não responderam ou indecisos são 4%.

AtlasIntel

O Instituto AtlasIntel divulgou na quinta-feira (13) sua primeira pesquisa de intenção de voto para presidente da República no segundo turno das eleições. O instituto foi o que mais se aproximou do resultado consolidado na votação do primeiro turno em seus levantamentos.

Os dados divulgados mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51,1% das intenções de voto contra 46,5% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

Quaest

Também na quinta-feira (13) foi divulgada a pesquisa de intenção de voto no segundo turno para presidente da República da Quaest contrata pelo banco Genial mostra um aumento da vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento, o ex-presidente marca 49% das intenções de voto contra 41% do atual presidente e candidato a reeleição no segundo turno das eleições que acontecem no dia 30 de outubro. Na pesquisa anterior, Lula tinha 48% e Bolsonaro os mesmos 41%. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Paraná Pesquisas e PoderData

As pesquisas eleitorais de opinião de voto para presidente da República do Instituto Paraná Pesquisa e PoderData mostram os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no limite do empate técnico para o segundo turno.

Divulgado na quarta-feira (12), o levantamento do PoderData mostra o petista com 48% das intenções de voto contra 44% de Bolsonaro. A pesquisa entrevistou 5 mil pessoas de forma presencial e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Já a pesquisa do Paraná Pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (13) e contratada pelo partido Progressistas, mostra o petista 47,6% e Bolsonaro com 44,1%. Com 2020 pessoas entrevistas, o levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Ipespe

Divulgada nesta terça-feira (11), a pesquisa Abrapel / Ipespe de intenção de voto para a disputa de presidente da República no segundo turno das eleições mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% e Jair Bolsonaro (PL) com 43%.

Calculados os votos válidos, com exclusão de brancos, nulos e indecisos, o ex-presidente aparece com 54% das intenções de voto e o atual presidente com 46%.

Ipec

A semana começou com a pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira (10) mostrando estabilidade na disputa do segundo turno da eleição presidencial entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) depois da definição de uma série de apoios para os dois concorrentes ao Palácio do Planalto.

Lula manteve os mesmos 51% das intenções de voto registrados na quarta-feira passada, contra 42% de Bolsonaro (PL), que tinha 43% no levantamento anterior. A margem de erro da sondagem é de 2 pontos percentuais.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin