Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Elliptic acrescenta zcash e horizen à sua plataforma de monitoramento

30/06/2020 - 11:16
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
ZEC e ZEN são duas das principais moedas de privacidade, usadas por quem não quer que informações como a quantia nem os participantes envolvidos em uma transação estejam disponíveis no blockchain (Imagem: Crypto Times)

A empresa de análise em blockchain Elliptic acrescentou suporte para as criptomoedas de privacidade zcash (ZEC) e horizen (ZEN).

A iniciativa permitirá que os clientes da Elliptic monitorem transações “desprotegidas” das duas criptomoedas de privacidade para detectar e evitar qualquer atividade ilícita e, assim, cumprir com suas obrigações antilavagem de dinheiro e de cumprimento à lei.

Tom Robinson, cofundador e cientista-chefe da Elliptic, contou ao The Block que a empresa está focada em rastrear transações e endereços de criptomoedas de privacidade que estejam visíveis em blockchains.

“Não queremos combater a funcionalidade de melhoria de privacidade oferecida por esses ativos… Ou seja, não planejamos fornecer nossas capacidades assim como as da monero (XMR), onde todas as transações sempre foram privadas”, disse Robinson.

Algumas transações de cripto não podem ser rastreadas em um blockchain — sejam elas transações de bitcoin em uma ferramenta de “mixing” ou qualquer transações da monero, afirmou ele. Moedas como zcash e horizen têm recursos opcionais de privacidade.

O suporte da empresa para moedas privadas veio dias após uma decisão parecida da Chainalysis, que acrescentou suporte para zcash e dash.

Robinson contou ao The Block que o foco de produtos adversários que fornecem suporte a zcash é fornecer “capacidades manuais de investigação”, enquanto os produtos da Elliptic foram criados para “ajudar a automatizar o processo de cumprimento à lei e ajudar empresas cripto a pouparem tempo e dinheiro”.

Recentemente, moedas de privacidade estiveram sob a atenção regulatória e diversas corretoras decidiram deslistá-las, incluindo OKEx Korea, Upbit e CEX.io. Porém, reguladores não devem pensar que moedas de privacidade fornecem mais risco que o bitcoin”, disse ele.

“Maior privacidade pode ser possível tanto em bitcoin (como ferramentas de ‘mixing’ e coinjoins) e zcash (endereços protegidos)”, explicou ele, acrescentando que zcash, na verdade, parece ter sido usada “bem menos do que o bitcoin no comércio ilegal”.

“O bitcoin continua sendo o criptoativo preferido dos criminosos por conta da facilidade em que pode ser adquirido e convertido de volta em moedas fiduciárias”, afirmou ele.

Elliptic é criticada por ferramentas
que podem ser usadas para “supervisão financeira”

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 30/06/2020 - 11:19