CryptoTimes

Em carta a Yellen, Warren pede regras mais rígidas para criptomoedas

27 jul 2021, 16:13 - atualizado em 27 jul 2021, 16:13
Elizabeth Warren
Na carta à secretária do Tesouro, Warren afirma estar cada vez mais preocupada com os perigos que as criptomoedas representam para investidores, consumidores e meio ambiente (Imagem: Reuters/Evelyn Hockstein)

Em uma nova carta, a senadora americana Elizabeth Warren pressionou a Secretária do Tesouro, Janet Yellen, a liderar o desenvolvimento de “uma estratégia regulatória coordenada e coesa para mitigar os crescentes riscos que as criptomoedas apresentam ao sistema financeiro”. 

Com data de 26 de julho, a carta recomenda que Yellen – em sua “capacidade como diretora do Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira (FSOC, na sigla em inglês)” – “aja com urgência e use sua autoridade estatutária para abordar os riscos das criptomoedas e garantir a segurança e estabilidade de nosso sistema financeiro.”

Em seguida, Warren escreveu:

Estou cada vez mais preocupada com os perigos que as criptomoedas representam para investidores, consumidores e meio ambiente, na ausência de uma regulamentação suficiente nos Estados Unidos.

No entanto, à medida que a demanda por criptomoedas continua a crescer e esses ativos se tornam mais presentes em nosso sistema financeiro, o Conselho deve determinar se essas tendências suscitam preocupações além da proteção do investidor e do consumidor e se estendem para vulnerabilidades sistêmicas mais amplas que podem ameaçar a estabilidade financeira.

O FSOC foi criado em 2010, com a aprovação do projeto de lei Dodd-Frank para regulação do sistema financeiro, desenvolvido em meio à crise financeira no final da década de 2000.

Além da secretária do Tesouro, o diretor do Federal Reserve, o diretor do Escritório de Controladoria da Moeda (OCC) e os diretores da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) e da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) também fazem parte do grupo, além de membros de outras agências.

A carta representa o que talvez sejam as palavras mais duras de Warren até hoje com relação às criptomoedas. No mês passado, a senadora criticou o consumo de energia pelas redes de criptomoedas e pediu de modo semelhante por maior supervisão federal. 

“Reguladores federais e do Congresso não podem continuar se escondendo, esperando que cripto suma. Não vai. É hora de confrontar essas questões de frente”, disse Warren durante a audiência na época. 

Na carta desta segunda-feira, Warren escreveu que “o FSOC deveria revisar esse assunto e determinar se é ou não apropriado usar sua autoridade estatutária para conter os riscos sistemáticos apresentados pelo crescente mercado de criptomoedas.”

A senadora concluiu:

Quanto mais os Estados Unidos esperarem para adaptar o regime regulatório adequado para esses ativos, mais provável será que estes estejam tão inseridos em nosso sistema financeiro que poderão existir consequências potencialmente graves se esse mercado entrar em crise.

Confira abaixo a carta da senadora Elizabeth Warren a Janet Yellen: