Senadora Elizabeth Warren critica criptomoedas por uso energético e ransomware

10/06/2021 - 8:49
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Em uma audiência sobre CBDCs, a ex-candidata à presidência criticou o uso das criptomoedas em ataques de ransomware e o alto consumo energético da mineração da rede Bitcoin (Imagem: Reuters/Kevin Lamarque)

Nessa quarta-feira (9), em uma audiência sobre moedas digitais de bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês), a presidente do subcomitê Elizabeth Warren começou seus comentários criticando criptomoedas, pedindo que legisladores enfrentassem “de frente” o problema.

Warren, uma das principais candidatas para a nominação Democrata durante a eleição presidencial americana de 2020, atacou bastante as criptomoedas como facilitadoras de grandes ataques de ransomware, como aqueles contra a Colonial Pipeline ou a produtora de carnes JBS.

Em relação a tais ataques, Warren disse: “cada hack com um pagamento bem-sucedido com uma criptomoeda se torna propaganda para que mais hackers tentem realizar outros ciberataques”.

Esses comentários se alinham com o recente aviso da administração Biden de que criptomoedas estão entrando para a lista de prioridades de segurança nacional.

Warren destacou antigas e controversas afirmações de que o uso energético do bitcoin (BTC), repetindo alegações de que a mineração da rede consome mais energia do que os Países Baixos:

Muitas criptomoedas são criadas usando a mineração proof-of-work. Tal mineração possui consequências terríveis ao clima.

A mineração de criptomoedas foi estabelecida próxima de usinas de carvão, vomitando sujeira em troca de uma chance de obter algumas moedas cripto. O consumo total de energia é impressionante, direcionando a demanda por energia.

Antes de entrar no assunto de CBDCs, o assunto da audiência, Warren alertou:

Reguladores federais e do Congresso não podem continuar se escondendo, esperando que cripto suma. Não vai. É hora de confrontar essas questões de frente.

Sobre o assunto de uma moeda digital sancionada pelo governo, Warren declarou: “um dinheiro público, digital e legítimo poderia ajudar a expulsar esse dinheiro privado, digital e enganoso”.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 10/06/2021 - 8:49

Pela Web