Empresa cripto Circle afirma que quer se tornar banco nos EUA

The Block
The Block
09/08/2021 - 13:04
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Circle
Com novo pedido de licença, Circle almeja a desintermediação de seus serviços nos Estados Unidos (Imagem: Circle/Blog)

Nesta segunda-feira (9), a Circle – empresa fintech por trás da stablecoin US Dollar Coin (USDC) – enviou à Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos um formulário, em que informa suas ambições de ser tornar um banco no país. 

Circle, que abrirá seu capital por meio de uma Companhia com Propósito Especial de Aquisição (SPAC), disse ao The Block em uma mensagem que “quer se tornar um banco comercial nacional operando sob os requisitos de supervisão e gestão de risco do Federal Reserve, do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, do Escritório da Controladoria da Moeda (OCC) e da Corporação Federal de Seguros de Depósito (FDIC).”

No formulário do tipo S-4, a empresa disse que uma estrutura bancária poderia reduzir os riscos em torno de suas atividades, incluindo a dependência de sistemas de pagamentos de terceiros. 

“Nossa capacidade de oferecer nossos serviços de Interface de Programação de Aplicação (API) depende da nossa capacidade de manter relações existentes de patrocínio e procurar obter novas relações de patrocínio”, consta no formulário. 

A Paxos, concorrente da Circle e que também tem sua própria stablecoin – Paxos Standard (PAX), recebeu uma aprovação condicional do OCC para uma licença de banco fiduciário nacional.

“Acreditamos que um sistema bancário desenvolvido em tecnologia de moeda digital, pode levar não somente a um sistema financeiro radicalmente mais eficiente, mas também mais seguro e mais resiliente”, afirmou Jeremy Allaire, diretor executivo da Circle, em uma declaração via e-mail. 

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 09/08/2021 - 13:06

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto