CryptoTimes

Ethereum (ETH) ainda está aquém do Bitcoin (BTC), diz diretor de tecnologia da Tether

14 set 2022, 16:25 - atualizado em 14 set 2022, 16:28
Ethereum
Para Ardoino, a narrativa do Bitcoin é mais sólida que a da Ethereum. (Imagem: Unsplash/Pierre Borthiry – Peiobty)

Diretor de tecnologia da emissora de stablecoins Tether e da corretora cripto Bitfinex, Paolo Ardoino afirmou, nesta quarta-feira (14), que a Ethereum (ETH) ainda está aquém do Bitcoin (BTC), pois a narrativa da primeira fica mudando.

“Enquanto Bitcoin é uma forma de dinheiro, Ethereum está presa entre afirmações de ser uma forma de dinheiro e afirmações de ser uma plataforma, mas ETH não consegue competir com Bitcoin na frente monetária, pois não existe fornecimento fixo e é muito devagar para ser escalável”, disse Ardoino em uma declaração compartilhada com The Block.

The Merge” – tão esperada transição da Ethereum de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS) – está a poucas horas de ser concluída, prometendo redução no consumo energético em 99% e “limpando” o roteiro de desenvolvimento para futuras atualizações de escalabilidade.

No entanto, Paolo Ardoino é mais crítico à mudança, dizendo que “The Merge não irá consertar taxas de transação nem tornará Ethereum mais descentralizada. The Merge colocou um enorme foco na Ethereum, mas o que será da rede depois?”

Bitcoin X Ethereum

O diretor de tecnologia da Tether acrescentou que The Merge não impactará o ecossistema de soluções de segunda camada, nem solucionará diretamente os problemas de escalabilidade da Ethereum.

“A verdadeira mensagem aqui não é o que The Merge mudará, mas qual ativo que já existe fornece os temas centrais de nossa indústria, o que inclui descentralização verdadeira”, disse Ardoino.

“O fato é que Bitcoin é o único ativo com uma narrativa sólida, uma que não mudou. Ethereum ainda não alcançou Bitcoin, porque sua narrativa fica mudando”, concluiu o diretor de tecnologia.

Após ler o whitepaper do Bitcoin em 2012, Ardoino juntou-se à corretora cripto Bitfinex em 2014 e foi promovido a diretor de tecnologia após somente dois anos.

Ele também tem o mesmo papel na Tether, companhia por trás da stablecoin USDT – a maior da categoria em capitalização de mercado – e de outras moedas estáveis.

Bitfinex, assim como outras corretoras de criptomoedas, planeja apoiar a atualização da Ethereum, embora possa suspender temporariamente depósitos e saques para ETH e tokens ERC-20.

Se a bifurcação (“fork”) da Ethereum para manter um blockchain proof-of-work de fato acontecer, Biftinex decidirá se irá ou não apoiar os tokens na rede bifurcada e os saldos de crédito dos usuários.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.