Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ex-presidente da CFTC é a favor de dólar tokenizado em meio à pandemia

11/05/2020 - 14:12
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Em 2017, J. Christopher Giancarlo se tornou presidente do CFTC, mas seu novo empreendimento, Digital Dollar Project, planeja criar um dólar digital para os cidadãos (Imagem: Digital Dollar Foundation)

Um dólar americano tokenizado ajudaria o governo a fornecer auxílio nas mãos dos que precisam durante crises como a pandemia da COVID-19, de acordo com um grupo de lobby de alto nível que está tentando tornar um dólar digitalizado em realidade.

O Digital Dollar Project é liderado por J. Christopher Giancarlo — ex-presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) —, Daniel Gorfine — antigo diretor de inovações na CFTC — e David Treat — líder global de blockchain na Accenture.

Giancarlo havia dado detalhes sobre o projeto em janeiro deste ano durante o Fórum Econômico Mundial em Davos. Nesta segunda-feira, o trio apresentou o projeto mais uma vez durante a conferência virtual Consensus, da CoinDesk.

Giancarlo afirmou que a época em que foi presidente do CFTC o convenceu de que grande parte da infraestrutura do mercado financeiro dos EUA está ultrapassada, e que existem implicações globais, principalmente conforme a China avança para emitir uma moeda digital de banco central (CBDC).

Também levanta questões nacionais, conforme demonstra a pandemia.

Dez notícias para entender o halving do Bitcoin

“Dinheiro é um bem público”, disse ele, acrescentando que, com um dólar digital à sua disposição, o governo poderia distribuir estímulos monetários de forma mais precisa, fazendo referência aos inúmeros relatos de que cheques do auxílio foram enviados para os destinatários errados.

Christopher Giancarlo ctfc digital dollar foundation
Em março, Giancarlo nomeou 22 membros para a Digital Dollar Foundation (Imagem: Reuters/Kirsty O’Connor/Pool)

Giancarlo não é o único a pensar que um dólar digital poderia ser útil durante uma crise.

Em março, antes de o projeto de lei para os estímulos financeiros ser aprovado, Democratas da Câmara dos Deputados apresentaram seu próprio sistema de dólar digital para a distribuição de dinheiro a milhões de cidadãos.

Porém, essa proposta, que não apareceu no projeto de lei final, descreveu uma versão muito diferente do dólar digital proposta por Giancarlo, Gorfine e Treat.

O que o rascunho do projeto de lei havia proposto era um dólar digital “baseado em conta” pelo qual o Federal Reserve permitiria que clientes de varejo abrissem contas, além dos bancos comerciais que já atende.

Por outro lado, o Digital Dollar Project, busca por um sistema “baseado em tokens”, ou seja, seria mais como dinheiro em espécie do que dígitos em sua conta bancária. “Sobretudo, isso toma vantagem da noção de tokenização”, afirmou Treat.

O debate sobre caso CBDCs deveriam ser baseadas em conta ou em token será algo a se observar conforme a discussão sobre digitalizar a moeda estadunidense esquenta nos próximos meses e anos.

Defensores na preservação da privacidade do dinheiro provavelmente estarão a favor do modelo baseado em token.

Quanto às considerações práticas de design relacionadas à privacidade, ainda serão estabelecidas, afirmou Gorfine:

“Se estamos criando a infraestrutura do dinheiro para o futuro, queremos ter certeza que a forma como estamos estruturando esse sistema é consistente com nossas expectativas de privacidade, nossas normas e estado de direito.”

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 11/05/2020 - 14:15

Pela Web