Fitch Ratings afirma que criptos estão longe de ser amplamente aceitas, mas possuem benefícios

15/02/2021 - 13:16
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A agência de classificação de risco Fitch acredita que criptomoedas têm um grande potencial de disrupção, mas não a curto prazo (Imagem: REUTERS/Brendan Mcdermid)

Fitch Ratings está analisando as recentes iniciativas cripto de gigantes empresas de pagamentos.

Um novo artigo da agência de classificação de crédito afirma que o aumento da atividade cripto de empresas pode não se traduzir em um efeito em perfis de crédito a curto prazo, mas pode modernizar o sistema financeiro ao longo do tempo.

Fitch citou as recentes decisões da PayPal, Square, Visa, Mastercard e MoneyGram em seu relatório. Recentemente, essas empresas de pagamentos acrescentaram produtos cripto a suas ofertas.

Fitch afirma que está expandido casos de uso com criptomoedas para clientes, mas ainda é muito cedo para deduzir que isso irá resultar em uma ampla adesão.

O relatório resumiu os principais passos da plataforma de pagamentos relacionados a cripto durante 2020. Chamou o acréscimo da compra e venda de cripto do PayPal de “um dos primeiros casos de uso real de cripto, não relacionado à negociação e em grande escala nos EUA”.

A curto prazo, isso não terá muito impacto em perfis de crédito, segundo Fitch, mas acrescentar recursos cripto ainda pode ter um benefício líquido para plataformas de pagamento.

“Esperamos que investimentos estratégicos em cripto tenham um efeito limitado em perfis de crédito a curto prazo, dado o capital modesto aplicado e o longo período de alavancagem”, disse Fitch.

Porém, acrescentar recursos cripto possibilita outros fluxos de receita para essas empresas, mesmo se o retorno sobre o investimento e os riscos de compliance forem incertos ao longo do tempo.”

Apesar de Fitch ter dito que cripto ainda está longe de uma ampla adesão, tem a capacidade de melhorar velocidades de liquidação, diminuir taxas e eliminar intermediários a fim de permitir que haja um movimento monetário de 24 horas por dia.

Para que esses benefícios se concretizem, segundo Fitch, uma regulamentação adequada é necessária.

“Uma regulamentação mais rigorosa poderia limitar certos benefícios descritos anteriormente, principalmente se emissores de criptomoedas forem obter alvarás bancários, manter reservas e/ou outros requisitos bancários mais rigorosos”, explicou a empresa.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 15/02/2021 - 13:16

Pela Web