AgroTimes

Frigoríficos no 3T22: Só uma ação se salva com virada do ciclo do gado nos EUA; veja os papéis para evitar

19 out 2022, 15:38 - atualizado em 20 out 2022, 14:49
Frigorificos
Riscos para frigoríficos no 3T22: ausência de maior diversificação geográfica e de proteínas animal (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

Os frigoríficos devem ficar no rol de setores com pior desempenho no terceiro trimestre (3T22). O analista de ações da AF Invest Hugo Baeta alerta que a virada do ciclo de gado nos Estados Unidos ganha força na reta final do ano. Apenas uma ação se salva e ainda tem recomendação de compra.

“A diferença entre os valores que os frigoríficos compram e vendem os novilhos está menor. Mas isso é natural, por ser uma atividade cíclica”, avalia.

Vale ressaltar que os piores desempenhos no 3T22 são com base na comparação com sequência anterior — que devem ser mais baixos — e não necessariamente indicam um desempenho ruim.

Dando nome aos bois, o operador de renda variável da Venice Investimentos José Victor Mori destaca de cara que as ações da BRF (BRFS3) e da Marfrig (MRFG3) são as apostas mais arriscadas de investimento em proteína animal.

“Dentre os fatores que podem afetar bastante o balanço nesse terceiro trimestre, temos o câmbio, para as empresas que não realizaram uma estrutura de hedge, uma proteção por essa variação cambial que está ocorrendo nos últimos meses, podem ser um pouco mais prejudicadas”, explica Mori.

A ausência de maior diversificação geográfica e de proteínas animal também restringe o apetite dos investidores por BRF e Marfrig.

A ação que se salva

Entre os quatro frigoríficos listados na B3, resta falar sobre a JBS (JBSS3) e o Minerva Foods (BEEF3) nesta nova safra de balanços.

Ambas as companhias são as candidatas menos prováveis a sofrerem com o revés do setor no terceiro trimestre. Mas sempre tem aquela que é a melhor escolha para o investidor.

O Bank of America aponta a JBS como a sua ação favorita em frigoríficos no terceiro trimestre, reiterando sua recomendação de compra.

“A JBS é o frigorífico com operações mais diversificadas listado na Bolsa brasileira, além de negociar com atrativo valuation na comparação com seus pares”, afirma o banco.

Agenda de resultados

A BRF e o Minerva Foods divulgam balanço referente ao terceiro trimestre no próximo dia 9 de novembro, após o fechamento do mercado.

Já a JBS e a Marfrig apresentam resultados no próximo dia 10 de novembro, após o fechamento do mercado.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.