Criptoativos

Fundos de hedge estão usando algoritmos de mídia social para previsão de preços dos criptoativos

19 jul 2019, 14:00 - atualizado em 18 jul 2019, 23:39
Os fundos de hedge estão usando as mídias sociais para prever os movimentos do mercado para criptomoedas (Imagem: Pixabay)

De acordo com um relatório da Reuters, os fundos de hedge e os gestores de ativos estão tentando ganhar vantagem no mercado ao extrair dados das mídia sociais. Essas empresas estão cada vez mais focadas na criação de algoritmos que usem métricas de mídia social para prever com segurança o próximo movimento do mercado. Até agora, os modelos estão olhando além do Facebook para encontrar “sinais” enterrados na montanha de conteúdo em sites como Reddit, WeChat e Twitter.

Bin Ren, CEO da Elwood Asset Management, explicou que a implementação de algoritmos baseado em análises mídias sociais precisas é complexa e cara, mas oferece uma vantagem importante.

Muitos dos programas baseiam-se na “análise de sentimentos”, que envolve a mineração de mensagens de mídia social para avaliar o humor geral do investidor em relação aos criptoativos.

Essas empresas estão apostando na crença de que os mercados de criptoativos são mais suscetíveis a comportamentos impulsionados por emoções. Os investidores do Bitcoin não possuem as mesmas fontes autorizadas de informações fornecidas aos mercados tradicionais, com dados ainda menos confiáveis, como indicadores econômicos e demonstrações financeiras.

A análise do sentimento também destaca a abundância de investidores de varejo na criptoativos, que podem não reagir racionalmente ao comportamento de mercado da mesma maneira que as instituições.

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.