Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Fundos DI: Dois bancões levam investidores a perder R$ 57 milhões em poucos meses

18/04/2022 - 16:19
Cofrinho, renda fixa, investimentos
Não se engane: renda fixa também pode dar prejuízo, se você ignorar as taxas de administração (Imagem: Pixabay/ markus-s)

Se você não quer expor o seu patrimônio a grandes riscos ou está montando uma reserva de emergência, uma recomendação comum no mundo das finanças é investir em renda fixa. Esses ativos são considerados conservadores por oferecer um retorno previsível.

Contudo, muitos fundos em renda fixa, aparentemente seguros, são, na verdade, um “saco furado”. Neles, parte do patrimônio dos investidores é lentamente minado.

No último relatório da série Melhores Fundos de Investimento, o analista Bruno Mérola, da Empiricus Research, faz um alerta aos investidores a respeito das “armadilhas” escondidas em fundos de renda fixa. Descubra neste artigo como identificá-las.

Fundos DI: o que são e como funcionam?

Os fundos DI são investimentos de renda fixa que contam com carteiras conservadoras. “No mundo ideal, são estratégias que compram apenas LFTs (Tesouro Selic) e operações compromissadas, evitando riscos de crédito como debêntures, Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) e Letras Financeiras (LFs)”, explica Mérola.

Ou seja, esses fundos buscam oferecer aos investidores uma rentabilidade parecida com a taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 11,75%. Além disso, esses ativos têm liquidez diária.

Isso quer dizer que o investidor pode resgatar o valor investido a qualquer momento. Por esse motivo, são indicados para reserva de emergência. Neles o investidor tem uma rentabilidade acima da poupança e pode resgatar em caso de alguma necessidade ou sempre que surgir uma emergência.

Perder dinheiro na renda fixa com fundos DI, como isso é possível?

Embora os fundos de renda fixa pareçam uma opção segura e prática, muitos brasileiros estão perdendo dinheiro. E a pergunta que fica é: como?…

… Clique aqui para ler a notícia completa.

Última atualização por Márcio Juliboni - 18/04/2022 - 16:19

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto