ImóvelTimes

Fundos imobiliários começam mês com pé esquerdo; RZAK11 se assusta com RJ de operadora do Starbucks

01 nov 2023, 17:55 - atualizado em 02 nov 2023, 16:55
fundos imobiliários fiis imóveis
Índice de fundos imobiliários dá sequência ao movimento de correção e abre novembro como encerrou outubro, em queda (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

Após dar fim à maior sequência de ganhos mensais desde 2019 e encerrar outubro com quase 2% de queda, o índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 abriu novembro com o pé esquerdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, o Ifix fechou o pregão desta quarta-feira (1º) em queda de 0,28% (após ajustes), aos 3.146 pontos, voltando às mínimas desde junho.



Entre os mais de 100 fundos listados, a maior alta ficou com o Capitânia Securities II (CPTS11), de 3,70%. O FII tenta recuperar-se do tombo de 10% em outubro.

Veja os FIIs que mais subiram e caíram em outubro

Enquanto o segundo melhor desempenho do dia foi do CSHG Renda Urbana (HGRU11), com ganhos de 3,39%.

Por outro lado, o Vinci Offices (VINO11) liderou as perdas ao derreter 5,39%, seguido do Riza Akin (RZAK11), que tombou 5,03%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O RZAK11 é um dos fundos imobiliários expostos à Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) do Starbucks.

Ontem (31), a SouthRock Capital, operadora da rede de cafeterias norte-americana e de outras marcas como Subway e Eataly no Brasil, pediu recuperação judicial alegando ter dívidas de mais de R$ 1,8 bilhão.

A princípio, outros dois FIIs têm exposição aos CRIs do Starbucks.

As dívidas da SouthRock com as securitizadoras Travessia e Virgo, emissoras desses CRIs da rede de cafeterias, somam R$ 574,6 milhões, conforme consta na lista de credores anexada ao pedido de recuperação judicial, ajuizado hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Onde investir em novembro: ações, dividendos, FIIs, BDRs, criptomoedas – Veja indicações gratuitas!

O novembro dos fundos imobiliários

Depois de seis meses seguidos de valorização, entre abril e setembro, o Ifix avança 9,7% no acumulado de 2023, mesmo com o recuo de 1,97% no mês passado.

O diretor de gestão da Integral Brei, Angelo Ferrareto, vê oportunidades em praticamente todos os segmentos de FIIs. “Todos estão com fundamentos positivos. Alguns mais, outros menos. E em relação à precificação também”, comenta.

Destaque de outubro, com a maior desvalorização (-6,3%), os fundos de lajes corporativas estão em momento interessante, segundo ele, principalmente pelo valuation, já que estão muito baratos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As lajes estão com fundamento extremamente positivo. O e-commerce está puxando a demanda por galpões [logísticos], já que há uma taxa de vacância baixíssima no Brasil e uma falta crônica de oferta em diversas praças. Por isso, eu acredito que talvez seja o segmento mais aquecido de todos do mercado imobiliário“, destaca

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar