Governo de El Salvador será investigado por aquisições de bitcoin e caixas eletrônicos

17/09/2021 - 10:59
A população acusa o atual governo salvadorenho de utilizar dinheiro público na implementação do bitcoin e de caixas eletrônicos na economia local; Tribunal de Contas poderá elaborar relatório (Imagem: Twitter/Nayib Bukele)

O Tribunal de Contas de El Salvador irá investigar uma denúncia sobre a aquisição de bitcoin (BTC) pelo governo local, além do processo de fabricação de caixas eletrônicos de bitcoin (BTMs).

Em 10 de setembro, o Tribunal de Contas — responsável por supervisionar o gasto público do país — afirmou ter recebido uma queixa do grupo que está a favor de direitos humanos e transparência chamado Cristosal.

Caso a queixa seja aceita, um relatório de análise jurídica será elaborado e encaminhado à Coordenação Geral de Auditorias, a fim de entender como o governo salvadorenho financiou e realizou as iniciativas relacionadas ao bitcoin.

Segundo o Decrypt, essa não foi a primeira vez que o projeto do presidente Nayib Bukele gerou revolta dentre ativistas dentro e fora de El Salvador.

Em junho, durante a Bitcoin Conference em Miami, Nayib Bukele, o presidente de El Salvador, anunciou que o país iria implementar o bitcoin como moeda corrente.

Essa implementação entrou em vigor no último dia 7, mas o caminho até essa adesão nacional foi bem controverso, além dos problemas técnicos relacionados à carteira Chivo, o aplicativo oficial do governo para a compra e negociação de bitcoin.

A legislação exige que comerciantes aceitem bitcoin como pagamento por bens ou serviços fornecidos, de acordo com o Artigo 7 da “Ley Bitcoin”. Isso foi considerado como uma exigência obrigatória, fazendo com que protestantes fossem à rua expressar sua opinião contrária.

Em entrevista ao Decrypt, uma fonte anônima afirmou que o governo está supervisionando grandes e pequenas empresas para verificar se estão seguindo a lei, além de silenciar críticos da implementação.

Esta semana, no feriado em comemoração à Independência de El Salvador, houve o maior protesto contra o atual presidente, já que a população reprova a decisão econômica de utilizar a criptomoeda como a moeda corrente do país.

El Salvador implementa caixas eletrônicos de bitcoin
nos EUA para facilitar transferências

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 17/09/2021 - 11:00

Cotações Crypto
Pela Web