Política

Governo deve anunciar a abertura de concursos públicos nos 100 dias de Lula

05 abr 2023, 14:47 - atualizado em 05 abr 2023, 14:47
Esther Dweck
Três blocos de concursos públicos devem ser anunciado neste ano (Imagem: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)

A ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou que o governo irá lançar até 10 de abril o primeiro bloco de concursos públicos autorizados para administração federal, segundo noticiou o jornal O Globo. A data marca os cem dias do terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Dweck, existe previsão no orçamento para a realização dos concursos, que terão como prioridade os órgãos com mais défict de pessoal.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Até o fim de 2023, a expectativa é de que sejam anunciados três blocos de concursos públicos. No momento, apenas uma seleção foi autorizada em caráter emergencial, para a Agência Nacional de Mineração.

“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso” disse a ministra, em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Reajuste no salário dos servidores

O Governo Federal oficializou uma nova proposta de reajuste salarial linear de 9% aos servidores do Executivo para vigorar a partir do mês de maio, com pagamento em 1º de junho.

Somado a um reajuste de R$ 200 proposto para o valor do vale-alimentação, o impacto para as despesas públicas será de R$ 11,2 bilhões este ano, segundo a pasta, valor já previsto no Orçamento de 2023.

Sobre o assunto, a ministra explicou que é preciso que Congresso Nacional aprove uma adequação de rubricas na Lei Orçamentária de 2023.

“Assim que ele for aprovado, o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores. A meta é que tenhamos uma aprovação célere desse projeto, para que seja aprovado ainda no mês de abril e o reajuste dos servidores possa valer a partir de maio”, afirmou em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

* Com Reuters

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.