Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Harker, do Fed, diz que economia está perto de atingir meta de inflação para aumento dos juros

01/10/2021 - 12:55
Federal Reserve
“Nesse ponto, acho que a economia deve estar saudável o suficiente para tolerar alguns pequenos aumentos na taxa básica de juros”, disse Harker (Imagem: REUTERS/Chris Wattie)

O Federal Reserve pode estar perto de alcançar o mandato de inflação estabelecido para aumentar os juros, disse o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, mas pode demorar um ano ou mais até que a meta de emprego do banco central seja atingida para permitir um aumento real dos juros básicos.

Depois de avançar neste ano por causa da pandemia, a inflação deve cair para mais perto da meta de 2% do Fed nos próximos dois anos, disse Harker em entrevista à Reuters na quinta-feira.

“Veremos o que acontecerá nos próximos meses, mas acho que estamos muito perto de alcançar, ou já alcançamos, nossa meta de inflação de em média acima de 2% por um tempo para que possamos ter por mais tempo uma média de inflação de 2%”, disse Harker.

Se a economia continuar melhorando conforme o esperado, ela pode chegar a um período por volta de 2023 ou 2024 em que os objetivos para inflação e pleno emprego tenham sido cumpridos, disse ele. Sua previsão é de que a taxa de desemprego nos EUA caia para cerca de 4% até o final do próximo ano, 3,8% até 2023 e 3,6% até o final de 2024.

“Nesse ponto, acho que a economia deve estar saudável o suficiente para tolerar alguns pequenos aumentos na taxa básica de juros”, disse Harker, acrescentando que juros baixos podem aumentar os riscos à estabilidade financeira e prejudicar poupadores e pessoas com renda fixa.

Mas ele enfatizou que o banco central não removerá as políticas monetárias acomodatícias tão cedo. O Fed ainda estará oferecendo estímulos mesmo após o início da redução de suas compras de títulos do ritmo atual de 120 bilhões de dólares por mês, apenas a um ritmo mais lento, disse Harker.

Última atualização por Rafael Borges - 01/10/2021 - 12:55

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web