Hillary Clinton alerta sobre “manipulação” de cripto por Rússia e China

25/11/2021 - 14:03
Hillary Clinton
Esta não é a primeira vez que Hillary Clinton faz alertas sobre o setor cripto; na semana passada, ela afirmou que as criptomoedas podem ameaçar o dólar e os mercados globais (Imagem: YouTube/MSNBC)

Conforme noticiado pelo Decrypt, em uma entrevista ao canal MSNBC, a ex-candidata à presidência americana, Hillary Clinton, alertou que os Estados Unidos devem regulamentar as criptomoedas, devido a agentes estatais e não estatais que estariam “manipulando” essas moedas e outras tecnologias, com o objetivo de desestabilizar o dólar americano.

Na entrevista ao canal americano, Clinton falou sobre tópicos mais amplos, sobre como alguns Estados, como Rússia e China, estão “manipulando as tecnologias”, incluindo redes sociais, plataformas de tecnologia e criptomoedas. 

Segundo o Decrypt, Clinton ressaltou a necessidade de regulamentar as criptomoedas e seus mercados. A ex-candidata à presidência acrescentou em seguida:

Estamos olhando não só para países, como China e Rússia, manipulando tecnologia de todos os tipos a seu favor. Estamos olhando também para agentes não estatais, que trabalham com Estados ou por conta própria, que estão desestabilizando o dólar como moeda de reserva.

De acordo com o Decrypt, esta não é a primeira vez que Clinton faz alertas sobre o setor cripto. Na semana passada, a ex-candidata afirmou que as criptomoedas podem ameaçar o dólar e os mercados globais.

Com o novo alerta de Clinton, a pressão sobre o governo de Joe Biden para uma tomada de ação nesse quesito cresce ainda mais. 

Clinton, Biden e o setor cripto

Segundo o Decrypt, o atual presidente dos Estados Unidos já tomou algumas ações relativas a riscos à segurança do país ligados a cripto.

Um deles foi o comunicado do Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) de que ataques de ransomware seriam tratados no mesmo nível e prioridade de crimes como terrorismo.

Além disso, Biden formou uma força-tarefa contra ransomware, com o objetivo de combater ataques cibernéticos e rastrear pagamentos em criptomoedas a esses ataques.

Em outubro, o Departamento do Tesouro também emitiu seu posicionamento sobre cripto, apontando que os ativos digitais enfraquecem o regime de sanções americano.

Última atualização por Vitória Martini - 25/11/2021 - 14:06

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web