Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa acumula perda de 26,5% nesta semana, após quatro circuit breakers

Márcio Juliboni
12/03/2020 - 11:49
Mercados desce
Sem chão: coronavírus e queda do petróleo evaporaram 26% do valor da bolsa brasileira (Imagem: Unsplash/@ussamaazam)

A tempestade perfeita que atazana os mercados fez com que o Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, acumulasse queda de 26,50% entre o fechamento da sexta-feira (6) e os quatro circuit breakers desta semana – dois deles, apenas nesta quinta-feira (12).

O índice recuou de 97.996 pontos para 72.026 pontos no período. Somente nesta manhã, o pregão foi interrompido duas vezes. A primeira interrupção ocorreu das 10h22 às 10h51, após uma queda de 11,65%.

Na reabertura dos negócios, as perdas se acentuaram. Bastaram 20 minutos para que o Ibovespa recuasse 15,43%, acionando novamente o circuit breaker. Agora, as transações estão suspensas até as 12h12.

A soma da guerra do petróleo entre árabes e russos, com o agravamento do coronavírus tiraram o chão dos analistas, que se queixam da falta de visibilidade para traçar qualquer cenário. Na dúvida, os investidores estão fazendo o básico – “voando para a qualidade”, como se diz no mercado.

Isso significa deixar mercados mais arriscados, como o brasileiro, rumo a ativos mais seguros, como os títulos públicos americanos. Basta ver a disparada recente do dólar, que ronda os R$ 5.

Última atualização por Márcio Juliboni - 12/03/2020 - 11:49

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web