Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibovespa fecha com alta discreta sem avanço efetivo sobre estímulos nos EUA

21/10/2020 - 17:12
Ibovespa
O Ibovespa manteve tom positivo na semana, que já acumula alta de mais de 2% (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) fechou com uma alta discreta nesta quarta-feira, diante da ausência de progresso efetivo sobre um acordo para novos estímulos fiscais nos Estados Unidos.

A cena corporativa também ocupou as atenções, com Qualicorp (QUAL3) entre os maiores ganhos, em meio a planos da Rede D’Or de elevar participação na empresa, enquanto Weg (WEGE3) sofreu realização de lucros após registrar máxima na esteira de resultado sólido.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa encerrou com variação positiva de 0,01%, a 100.552,44 pontos, após, na máxima da sessão, alcançar 101.585,92 pontos. O volume financeiro totalizou 24,4 bilhões de reais.

A piora do pregão brasileiro acompanhou Wall Street, onde o S&P 500 (SPX) fechou em queda 0,2%, após uma sessão volátil, com os holofotes voltados para as negociações em Washington sobre um novo pacote econômico em resposta ao Covid-19.

A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, disse mais cedo que havia perspectiva de um acordo sobre mais auxílio e que estava otimista de que um consenso será alcançado, embora não esteja claro se o projeto poderá ser aprovado antes da eleição.

Mais tarde, porém, o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, por sua vez, afirmou que há uma série de diferenças em torno de um pacote, embora o presidente Donald Trump esteja “disposto a aceitar” trabalhar rumo a um acordo.

Apesar do enfraquecimento no final da sessão, o Ibovespa manteve tom positivo na semana, que já acumula alta de mais de 2%.

Na visão do sócio da Monte Bravo Investimentos Rodrigo Franchini, o tom mais otimista na bolsa paulista nesta semana acompanha as esperanças de mais estímulos nos EUA, que ele citou que não se sabe o prazo, mas que a aposta é de que virão.

Além disso, acrescentou, também repercute bem a defesa pelo governo brasileiro do teto de gastos e alinhamento do discurso entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sobre reformas e a situação fiscal do país.

Destaques

Qualicorp (QUAL3) subiu 5,75%, após a rede de hospitais D’Or anunciar nesta quarta-feira que planeja ampliar sua participação companhia.

A Rede D’Or, que está buscando aprovação do Cade para o negócio, já possui 10% de participação na Qualicorp.

Eztec (EZTC3) avançou 3,81%, tendo no radar previsão de realizar de 4 bilhões a 4,5 bilhões de reais em Valor Geral de Vendas para o agregado dos anos de 2020 e 2021, de empreendimentos exclusivamente residenciais, considerando somente a participação da companhia.

Multiplan (MULT3) fechou em alta de 3,73%, com ações de empresas de shopping centers como um todo em alta, em meio a expectativas de resultados melhores.

Na visão de analistas do Credit Suisse, o setor está se recuperando rapidamente e os preços dos papéis estão refletindo um cenário pessimista demais.

Weg  (WEGE3) caiu 6,16%, após renovar recorde intradia nos primeiros negócios, quando subiu mais de 4%, a 87,21 reais, em meio ao salto de 54% no lucro líquido do terceiro trimestre, a 644,2 milhões de reais.

A empresa citou no balanço retomada da demanda de equipamentos de ciclo curto e manutenção do bom desempenho dos negócios de ciclo longo.

Irb brasil re (IRBR3) caiu 3,8%, abandonando ganhos do começo do pregão, quando subiu 4,65%, tendo no radar dados de agosto da resseguradora, que mostraram prejuízo líquido de 65,4 milhões de reais, mas se excluído o impacto de negócios descontinuados teria sido de lucro de 73,8 milhões.

Cvc Brasil (CVCB3) recuou 2,9%, enquanto o setor de turismo permanece sensível a incertezas sobre a recuperação da atividade após a pior fase da pandemia de Covid-19.

Petrobras (PETR4)  caiu 0,1%, afetada pelo declínio dos preços do petróleo no exterior e após forte valorização na véspera.

Dados da companhia conhecidos após o fechamento da terça-feira mostraram alta de 2,6% na produção de petróleo e gás, a 2,952 milhões de barris de óleo equivalente ao dia (boed) no terceiro trimestre.

Vale (VALE3) encerrou com acréscimo de 1,63%, apoiada na alta dos contratos futuros do minério de ferro negociados na China nesta quarta-feira, acompanhando os firmes preços no mercado físico.

Bradesco (BBDC4) subiu 1,02% e Itaú Unibanco (ITUB4) avançou 0,91%, com o setor de bancos mais uma vez endossando o sinal positivo do Ibovespa, em meio a otimismo para os resultados do setor no terceiro trimestre, que começam na próxima semana, bem como percepções de que os preços estão atrativos.

Ânima (ANIM3), que não está no Ibovespa, caiu 4,52%, após apresentar uma oferta maior pelos ativos no Brasil da Laureate, o que fez com que o grupo norte-americano de ensino encerrasse tratativas com a Ser Educacional.

Ser (SEER3) recuou 6,04%.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 21/10/2020 - 17:59