Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa fecha em alta com ânimo sobre recuperação da economia e apoio de Wall Street

24/06/2021 - 17:06
Ibovespa
O volume financeiro da sessão somou 27,3 bilhões de reais (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta quinta-feira após duas quedas seguidas, embalado por perspectivas positivas de retomada da economia e pela trajetória benigna em Wall Street, que teve sessão marcada por novas máximas históricas.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa avançou 0,85%, a 129.513,23 pontos, perto da máxima do dia (129.541,18 pontos).

O volume financeiro da sessão somou 27,3 bilhões de reais.

Ainda antes da abertura dos negócios, o Banco Central elevou a projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2021, enquanto a Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que a confiança do consumidor atingiu máxima em sete meses em junho.

No exterior, números sobre a confiança empresarial na Alemanha também repercutiram bem, assim como dados dos EUA, que corroboraram o cenário de recuperação econômica, mas sem superaquecimento, e assim manutenção dos estímulos monetários.

Em Nova York, o Nasdaq e o S&P 500 renovaram recordes, fortalecidos ainda pela notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abraçou um acordo bipartidário de infraestrutura com o Senado.

Para o sócio da VLG Investimentos Leonardo Milane, além do efeito externo, a manutenção do Ibovespa perto das máximas tem respaldo no alívio político recente e na expectativas dos resultados das empresas do segundo trimestre.

“O encerramento do segundo trimestre deve marcar um belo ponto de inflexão em relação a crescimento econômico”, afirmou, acrescentando que os balanços corporativos devem corroborar uma recente revisão por vários economistas para a expansão do PIB.

Na visão do estrategista-chefe da XP Investimentos, Fernando Ferreira, a temporada de resultados no Brasil deve ser novamente positiva. “Em vários setores, a gente sente um ânimo por parte dos empresários de que as coisas estão indo bem.”

Destaques

JHSF (JHSF3) evoluiu 6,23%, em sessão mais positiva para ações de empreendimentos imobiliários, incluindo shopping centers. O índice do setor imobiliário subiu 1,5%.

Magazine Luiza (MGLU3) avançou 5,2%, em dia positivo para papéis de varejo, com Lojas Americanas (LAME4) subindo 4,48%, diante das perspectivas mais positivas para a atividade econômica e melhora no sentimento do consumidor.

Petrobras (PETR4) subiu 1,19%, conforme os preços do petróleo no mercado internacional apresentaram melhora. O Brent teve alta de 0,49%.

Petrobras (PETR3) ganhou 1,53%.

Vale (VALE3) subiu 0,13, em sessão com siderúrgicas em destaque, tendo no horizonte as negociações do pacote de infraestrutura nos EUA.

Gerdau (GGBR4), que obtém parcela relevante da receita das operações na América do Norte, valorizou-se 3,29%. CSN (CSNA3) avançou 3,31%.

BB Seguridade (BBSE3) caiu 1,21%, pelo segundo dia como destaque negativo, após anunciar que a BB Seguridade fará reforço de capital de até 600 milhões de reais na Brasilprev, unidade de previdência complementar aberta.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 24/06/2021 - 17:47

Cotações Crypto
Pela Web