Mercados

Ibovespa (IBOV) sobrevive a pregão volátil e fecha no azul; mercado digere nomes do governo de transição

08 nov 2022, 18:06 - atualizado em 08 nov 2022, 18:44
Ibovespa
Bolsa tende a continuar volátil em meio a expectativas com transição de governo no Brasil (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) conseguiu superar a volatilidade e fechou esta terça-feira (8) em alta, mitigando em parte a forte queda do último fechamento.

Ajudado por Wall Street, o principal índice da Bolsa brasileira avançou 0,71%, a 116.160,35 pontos.

No radar, o esperado anúncio de formação da equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em destaque. Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da equipe de transição do governo do presidente eleito, anunciou parte da equipe técnica que ficará encarregada do trabalho.

Na área de economia, foram anunciados André Lara ResendeGuilherme MelloNelson Barbosa e Pérsio Arida.

Já na equipe de assistência social, foram anunciados os nomes de Simone TebetMarcia LopesTeresa Campello e André Quintão.

O mercado ficou balançado com a menção de Guido Mantega para ajudar no processo de transição, mas nada foi oficialmente confirmado. André Lara Resende e Pérsio Arida ajudaram a manter o viés de alta do Ibovespa.

André Lara Resende é um dos formuladores do Plano Real e foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Persio Arida, ex-presidente do BNDES e do Banco Central e que também participou ativamente do desenvolvimento do Plano Real, chegou a declarar seu voto no Lula.

Foi enfatizado que a definição dos nomes que participarão da transição não implica necessariamente que essas pessoas estarão no governo de Lula.

Victor Hugo Israel, especialista em renda variável da Blue3, diz que a Bolsa tende a continuar volátil, principalmente com as expectativas relacionadas à transição de governo no país.

“Inexiste um trajeto ao menos traçado acerca dos nomes que comporão os principais ministérios para o próximo mandato presidencial”, comenta.

No exterior, as atenções estão voltadas para a eleição de meio de mandato do Congresso dos Estados Unidos. As Bolsas americanas fecharam em alta, com Dow Jones registrando a maior variação positiva.

Altas e baixas

A CSN Mineração (CMIN3) disparou 9,84% nesta terça, apoiada pela recuperação de preços do minério de ferro e pelo anúncio de distribuição de dividendos e juros sobre o capital próprio (JCP) bilionários.

Também pela alta do minério, a Vale (VALE3) encerrou o dia com valorização de 3,03%, enquanto a Metalúrgica Gerdau (GOAU4) subiu 3,21%.

Na ponta negativa, os papéis do Méliuz (CASH3) perderam 3,91%. A empresa divulga seus resultados daqui a pouco. Analistas da Genial Investimentos e da XP Investimentos projetam mais um balanço de prejuízos.

Petz (PETZ3) despencou mais de 6%. A empresa reportará os resultados amanhã, antes da abertura do mercado.

A Ecorodovias (ECOR3) se manteve entre as principais quedas do Ibovespa, recuando 4,88%. A companhia reportou lucro de R$ 128,2 milhões no terceiro trimestre, queda de 10,8% sobre o mesmo período de 2021.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.