Bolsas Asiáticas

Ibovespa monitora mercados em queda, com dados na China pesando na Ásia

15 ago 2022, 8:10 - atualizado em 15 ago 2022, 8:11
Bolsas Asiáticas
Ibovespa começa a semana em posição complicada. China pressiona mercados na Ásia com dados econômicos ruins. (Imagem: Reuters)

Ibovespa (IBOV) fechou a semana passada com valorização de 5,91% e atingindo os 112,7 mil pontos. Nesta segunda-feira (15), o índice brasileiro monitora os principais mercados globais em queda à reboque de dados econômicos desanimadores da China.

O país asiático surpreendeu o mercado e cortou sua taxa básica de juros para empréstimo, uma vez que os números da indústria e do varejo chinês ficaram abaixo das expectativas em julho.

As bolsas de valores na Ásia oscilaram entre perdas e ganhos nesta segunda-feira, com destaque positivo para o Japão, cujo otimismo nos mercados foi impulsionado pelo crescimento no PIB (Produto Interno Bruto)  no segundo trimestre.

Fraqueza na China

O conjunto fraco de números indica que a segunda maior economia do mundo está lutando para se livrar do impacto visto no segundo trimestre das restrições rigorosas contra a Covid, o que levou alguns economistas a rebaixar suas projeções.

A produção industrial cresceu 3,8% em julho em relação ao ano anterior, de acordo com a Agência Nacional de Estatísticas, abaixo da expansão de 3,9% em junho e de aumento de 4,6% esperado por analistas em uma pesquisa da Reuters.

As vendas no varejo, que só voltaram a crescer em junho, aumentaram 2,7% em relação ao ano anterior, contra expectativa de crescimento de 5,0% e alta de 3,1% observada em junho.

O índice Shanghai Composite (listado em Xangai) teve ligeira queda de 0,02% e fechou o dia com 3.276,09 pontos, enquanto que o CSI 300 (operado em Shenzhen) caiu 0,13% aos 4.185,68 pontos.

Além da economia desacelerando, as ações da China Life’s e os papéis da China Petroleum and Chemical derraparam 1,7% e 2,41%, respectivamente, com temores de deslistagem dos ativos de corretoras nos Estados Unidos.

Fora dali, o Japão liderou os ganhos na região. Em Tóquio, o Nikkei 225 saltou 1,14% para 28,871.78 pontos.

Bolsas asiáticas hoje (15/08/2022)

Confira o desempenho dos principais mercados acionários da região:

Em Hong Kong, o Hang Seng derrapou 0,67% com 20.040,86 pontos.

Em Taiwan, o Taiex subiu 0,84% com 15.417,35 pontos.

Na Coreia do Sul, o Kospi ficou fechado por conta de feriado local.

Na Austrália, no Pacífico, o ASX 200 avançou 0,45% com 7.064,30 pontos.

📰Receba as newsletters do Money Times!📰

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.