Pesquisas

Ibovespa no chinelo: 72,5% dos investidores superaram o índice no primeiro semestre; entenda

24 ago 2023, 15:18 - atualizado em 24 ago 2023, 15:19
Ibovespa
O Ibovespa avançou 7,6% no primeiro semestre do ano (Imagem: Shutterstock)

De janeiro a junho de 2023, 72,5% de 46,3 mil investidores tiveram um desempenho melhor que o Ibovespa, apontou a pesquisa da Grana Capital. No período, o Ibov avançou 7,6%.

Na base anual, os investidores também levaram a melhor. De junho de 2022 a junho de 2023, de 41,1 mil investidores, 31,2% deles tiveram a rentabilidade acima do Ibovespa, que obteve ganhos de 19,8% no período.

Para realizar o estudo, a startup teve como base os usuários de seu próprio aplicativo, usando-os de forma anônima. O app em questão se trata de uma ferramenta para automatizar o processo de declaração do Imposto de Renda para os investidores da Bolsa de Valores.

Como superar o Ibovespa?

Régis Chinchila, analista-chefe da Terra Investimentos, explica que para compor uma carteira que supere o Ibovespa, a casa costuma fazer uma análise de top-down (de cima para baixo) no mercado.

Segundo Chinchila, passam pela análise os cenários macroeconômico e político. Além disso, ele destaca que as conjunturas em relação à geopolítica no lado externo também contam bastante para fazer a elaboração da visão de mercado.

Outro ponto destacado pelo analista é a leitura bottom-up (de baixo para cima), que é quando se olha para o micro das empresas. Nesse sentido, Chinchila destacou que são analisados os balanços, a performance dos gestores e de governança e dos números micro, como o Ebtida e múltiplos financeiros.

Ele ainda diz que, apesar de micro, esta leitura é “super importante” para acompanhar, entre outras coisas, algo que possa “mexer no preço das ações de uma forma bem positiva. Então, é dentro desse escopo que a gente tenta superar o Ibovespa”.

 

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.