Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa reage e fecha em alta após tocar mínima desde março, mas Vale atenua melhora

19/08/2021 - 17:10
B3 Ibovespa 56
O volume financeiro no pregão somou 38,5 4 bilhões de reais (Imagem: Facebook/B3)

O Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta quinta-feira, após ter chegado a cair abaixo dos 115 mil pontos, escapando da quarta queda consecutiva, embora o expressivo declínio das ações da Vale (VALE3) tenha limitado o avanço do indicador.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,45%, a 117.164,69 pontos, tendo atingido 114.801,00 pontos no pior momento, quando chegou a acumular na semana declínio de mais de 5%.

O volume financeiro no pregão somou 38,5 4 bilhões de reais.

A bolsa paulista amanheceu pressionada pelo cenário externo, com agentes financeiros ainda avaliando os riscos de o Federal Reserve começar a reduzir estímulos monetários nos EUA neste ano, mas também respondendo à queda dos preços de commodities como o minério de ferro na China e o petróleo.

Na mínima, o Ibovespa chegou a cair 1,58%, refletindo também ruídos no ambiente político-institucional nacional e a deterioração nas perspectivas fiscais do país.

De acordo com o analista da Clear Corretora, Rafael Ribeiro, o Ibovespa respeitou no fechamento o importante suporte de 116 mil pontos.

Investidores, acrescentou, foram às compras após diversas ações zerarem os ganhos do ano ou até mesmo retornarem para os níveis de abril/maio do ano passado, momento em que o Ibovespa iniciou uma reversão.

A reação, na visão do diretor de investimentos da BS2 Asset, Mauro Orefice, encontrou respaldo em declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, principalmente sobre o novo programa social que substituirá o Bolsa Família.

Após a fala de Campos Neto, segundo Orefice, houve uma “melhora considerável no intraday”, e não apenas na bolsa, mas também no mercado futuros de juros e mesmo no câmbio, embora o dólar tenha fechado em alta ante o real.

O presidente do BC voltou a chamar a atenção para a percepção do mercado de que uma série de ações tomadas pelo governo recentemente visaram aumentar o valor do Bolsa Família no ano que vem.

“Acho que assim que o governo explicar o que é o Bolsa Família e como ele será pago, e deixar claro que isso não vai infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal nem todos os elementos ficais que estamos olhando, isso ficará claro, então acho que é importante fazer isso”, disse Campos Neto.

Wall Street também terminou com o S&P 500 no azul, após uma abertura mais negativa, tendo ainda no radar que os novos pedidos de auxílio-desemprego recuaram para uma mínima de 17 meses na semana passada, com 348 mil solicitações.

Destaques

Vale (VALE3) caiu 5,71%, tocando mínimas desde abril, em meio à queda do preço do minério de ferro na China, com o setor de metais entre as maiores perdas do Ibovespa.

Além disso, o Ministério Público de Minas Gerais pediu à Justiça o arresto cautelar de bens da Vale e da BHP no valor dos créditos listados pela sua joint venture Samarco no pedido de recuperação judicial, de 50,7 bilhões de reais.

Petrobras (PETR4)  e Petrobras (PETR3) cederam 0,56% e 0,95%, respectivamente, na esteira da queda dos preços do petróleo, embora tenham se afastado das mínimas do pregão, quando as PNs chegaram a cair quase 2,5%.

Locaweb (LWSA3) avançou 7,79% e Totvs (TOTS3) valorizou-se 5,78%, entre os destaques positivos, acompanhando a melhora do setor de tecnologia também em Wall Street, onde o Nasdaq Composite fechou com acréscimo de 0,1%.

Itaú Unibanco (ITUB4) caiu 1,29%, enquanto Bradesco (BBDC4) cedeu 0,22%.

Na ponta oposta, Banco do Brasil (BBAS3) avançou 0,68%.

Os destaques foram Banco Inter (BIDI11), com alta de 2,88% e BTG Pactual (BPAC11), ganhando 2,46%.

B3 (B3SA3) subiu 4,73%, após renovar mínima intradia desde maio do ano, a 13,40 reais, e ter fechado em queda nas últimas três sessões.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 19/08/2021 - 18:07

Cotações Crypto
Pela Web