Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa fecha em alta após Bolsonaro declarar respeito pelas instituições

09/09/2021 - 17:00
Ibovespa
O volume financeiro da sessão somou 38,9 bilhões de reais (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) reverteu a queda e passou a subir mais de 2% nesta quinta-feira, reagindo fortemente a declarações do presidente Jair Bolsonaro amenizando o tom em nota oficial, na qual afirmou respeito pelas instituições da República.

Antes da nota, a bolsa paulista ainda mostrava fragilidade devido ao agravamento da tensão institucional após declarações de Bolsonaro no Dia da Independência, bem como mais um dado forte de inflação e a mobilização de caminhoneiros, somando-se a um rol de adversidades que tem minado as ações brasileiras.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,72%, a 115.360,86 pontos, tendo chegado a 116.353,62 pontos no melhor momento do dia (+2,59%). Na mínima da sessão, recuou 0,86%, a 112.435,11 pontos.

O volume financeiro da sessão somou 38,9 bilhões de reais.

Na véspera o Ibovespa caiu quase 4% após Bolsonaro atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em manifestações na terça-feira e ameaçar descumprir ordens judiciais.

Nesta quinta, ele disse que nunca teve a intenção de agredir quaisquer dos Poderes e que as pessoas que exercem o poder não têm o direito de “esticar a corda” a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.

A nota foi publicada após Bolsonaro ter se reunido com o ex-presidente Michel Temer, em Brasília.

Para o analista da Clear Corretora Rafael Ribeiro, Bolsonaro “colocou panos quentes” sobre suas últimas declarações, reduzindo riscos, o que foi respondido pelos investidores.

Apesar do alívio, o cenário do mercado brasileiro, com dúvida sobre o andamento da pauta econômica, crise hídrica, inflação elevada e movimentação de caminhoneiros, entre outros fatores, deve continuar ditando volatilidade.

Esses componentes, combinados com ruídos no exterior, tiram a visibilidade do investidor, segundo o responsável pela mesa de ações da Western Asset, Naio Ino. “O momento segue de cautela.”

No exterior, o índice S&P 500 terminou em baixa após os pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA amenizarem temores de uma desaceleração da recuperação econômica, mas alimentarem receios de que o Fed possa agir mais cedo do que o esperado.

Destaques

B3 (B3SA3) avançou 3,89%, após despencar mais de 8% na véspera, com o setor financeiro reagindo.

Entre os bancos, Itaú Unibanco (ITUB4) ganhou 1,32% e Bradesco (BBDC4) subiu 0,43%.

Banco Inter (BIDI11) fechou em alta de 5,81%

Weg (WEGE3) saltou 6,44%, puxando a valorização em setembro para mais de 9%.

Petrobras (PETR4) subiu 2,12%, acompanhando a melhora do ambiente, apesar da fraqueza dos preços do petróleo no exterior, enquanto agentes financeiros continuam monitorando a mobilização dos caminhoneiros.

Vale (VALE3) caiu 0,36%, na esteira da queda do contrato mais ativo de minério de ferro de Dalian, na China, enquanto outros papéis do setor engataram uma recuperação após forte declínio na véspera.

A Vale divulgou mais cedo atualização das estimativas para desembolso de caixa em 2021.

Csn (CSNA3) teve alta de 2,98%.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 09/09/2021 - 18:29

Cotações Crypto
Pela Web