Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

IGP-M passa a subir 0,99% na 2ª prévia de março com retomada a alta no atacado, diz FGV

18/03/2020 - 8:46
Para o consumidor, houve menor pressão (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

Os preços no atacado retomaram a força e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir 0,99% na segunda prévia de março, depois de registrar estabilidade no mesmo período do mês anterior, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve alta de 1,41% no período, ante queda de 0,15% anteriormente.

Segundo a FGV, o grupo Bens Finais passou de queda de 1,18% em fevereiro para alta de 0,97% em março, impulsionado pelo avanço nos preços dos alimentos processados.

Outro peso importante para a leitura da segunda prévia de março foi o grupo Matérias-Primas Brutas, que acelerou a alta a 3,45% no período, ante salto de 0,92% no mês anterior. Colaboraram para essa leitura os itens soja e bovinos, que tiveram recuperação acentuada nos preços.

Para o consumidor, houve menor pressão, já que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta a 0,04% na segunda prévia de março, ante 0,25% no mesmo período de fevereiro.

Uma queda de 1,04% no grupo Educação, Leitura e Recreação –que havia subido 1,44% na segunda prévia de fevereiro — foi fator importante para o arrefecimento do IPC. Em meio a preocupações com a pandemia de coronavírus, o item passagem aérea recuou 11,24% em março, contra alta de 4,95% anteriormente.

Alimentos Supermercados Consumo
O grupo Bens Finais passou de queda de 1,18% em fevereiro para alta de 0,97% em março, impulsionado pelo avanço nos preços dos alimentos processados (Imagem: Unsplash/@robmaxwell)

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou a subir 0,37%, depois de alta de 0,44% na segunda prévia de fevereiro.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

A segunda prévia do IGP-M calculou as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Leia mais sobre: , , , , ,

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 18/03/2020 - 8:46

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web