Internacional

Inflação anual dos Estados Unidos sobe 3,2% em julho

10 ago 2023, 9:31 - atualizado em 10 ago 2023, 9:38
Inflação, EUA, CPI
Departamento do Trabalho dos EUA divulgou a inflação de julho dos Estados Unidos (CPI) nesta quinta (10) (Imagem: REUTERS/Jim Vondruska)

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) voltou a ganhar força em julho, acelerando-se em relação ao mês anterior. O CPI subiu 0,2% na base mensal e avançou 3,2% no confronto anual, ficando em linha com as estimativas do mercado.

Em junho, a inflação do país havia registrado aumentos de 0,2% no mês e de +3% na comparação anual.

Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, que divulgou o dado, o índice de abrigo foi o maior contribuinte para o aumento mensal de todos os itens, respondendo por mais de 90% do aumento, com o índice de seguro de veículos motorizados também contribuindo.

O índice de alimentos subiu 0,2% em julho, após alta de 0,1 por cento no mês anterior. O índice de alimentação no domicílio aumentou 0,3% no mês, enquanto o índice de alimentação fora do domicílio saltou 0,2%. O índice de energia subiu 0,1% no período, uma vez que os principais índices de componentes de energia foram misturados.

Já o núcleo da inflação, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve altas de 0,2% no mês e de +3,2% na base anual, ante leituras de 0,2% e +4,8% em junho, na mesma base de comparação. A previsão era de que o movimento fosse no mesmo patamar do mês anterior.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.