Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Inflação ou ômicron? Saiba qual vai preocupar mais o Brasil em 2022

Lucas Eurico Simões
15/01/2022 - 18:00
Inflação acaba corroendo perspectiva de crescimento global (Imagem: Divulgação)

O ano de 2022 começou com um aumento expressivo no número de casos de Covid-19 devido ao surgimento da variante ômicron. Por outro lado, após mais de dois anos de pandemia, países mundo afora seguem empenhados para tentar combater um outro inimigo em comum: a inflação

A expectativa é que a inflação seja ainda mais preocupante e persistente nos mercados emergentes, incluindo o Brasil, de acordo com a Terra Investimentos.

“Neste ano, o cenário econômico mundial deve continuar desafiador, à medida que a inflação acaba corroendo o crescimento global“, afirma Régis Chinclhila, analista de investimento.

Para o especialista, a pressão inflacionária tem feito banco centrais nos mercados emergentes elevarem as taxas de juros (no caso aqui do Brasil a Selic) para tentar conter a alta dos preços.

O IPCA, a inflação oficial do Brasil, fechou alta de 10,06% em 2021, acima do esperado, conforme divulgado nesta terça-feira (11) pelo IBGE. O número, porém, não deve mexer com o ritmo de alta da Selic, afirmam analistas ouvidos pelo Money Times.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 14/01/2022 - 14:15

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto