Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Investidor 3.0: Paulo Guedes, B3, sonho brasileiro… Veja como foi o primeiro dia de evento

23/11/2020 - 21:23
Evento Investidor 3.0
Confira a seguir como foi o primeiro dia do Investidor 3.0, evento promovido pela Empiricus Research e pela Vitreo (Imagem: Divulgação/Empiricus)

O primeiro dia do evento promovido pela Empiricus Research e pela Vitreo chegou ao fim. A estreia do Investidor 3.0 contou com a participação de vários nomes de peso.

Felipe Miranda, co-fundador e estrategista-chefe da Empiricus, e George Wachsmann, sócio da Vitreo, abriram a primeira rodada de palestras com o presidente da B3 (B3SA3), Gilson Finkelsztain. O executivo conversou um pouco sobre as perspectivas para o mercado acionário e a forte migração de pessoas físicas para a Bolsa.

Segundo Finkelsztain, “o comodismo das pessoas em ter seus investimentos em renda fixa com juros altos ficou para trás”: a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 fez com que investidores buscassem opções mais rentáveis como forma de preservar o patrimônio.

Finkelsztain ainda vê grande potencial de migração do investidor e classifica a mudança de cenário, de renda fixa para variável, como duradoura.

Papéis injustiçados

No segundo painel do evento, Rodolfo Amstalden, co-fundador da Empiricus, discutiu com Felipe e George sobre os possíveis cenários para o mercado de ações nos próximos meses.

Os três executivos concordaram que a reação do mercado frente às notícias divulgadas sobre o coronavírus é, de certo modo, exagerada. Rodolfo aproveitou a live para indicar duas oportunidades de compra: Magazine Luiza (MGLU3) e Natura (NTCO3), papéis em queda no momento.

Paulo Guedes

Paulo Guedes
O ministro da Economia participou do painel das 16h e falou sobre privatizações (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

Paulo Guedes foi um dos destaques do primeiro dia do Investidor 3.0. O ministro da Economia participou do painel das 16h e deu um panorama geral sobre a situação econômica brasileira.

Guedes deu atenção especial ao tema das privatizações. O ministro reconheceu que o governo tem um pouco de culpa no atraso do programa.

“Nós também hesitamos. De alguma forma, não conseguimos viabilizar as privatizações”, afirmou.

Guedes relembrou que anunciou a venda de quatro empresas estatais: Eletrobras (ELET3;ELET6), Correios Porto de Santos e PPSA. De acordo com Guedes, o governo só tomou conhecimento de acordos no Congresso para barrar o programa após o anúncio.

Cultura da negociação

A última conversa teve início às 18h. O Investidor 3.0 recebeu os economistas Eduardo Giannetti e Joel Pinheiro para debater sobre o futuro do Brasil.

De acordo com Giannetti, a visão americana e europeia sobre felicidade, baseada em competição, hierarquização e sucesso econômico, não reflete a realidade do Brasil.

“Nosso sonho […] não é virar um país europeu ou um estado do sul dos Estados Unidos“, afirmou.

O economista destacou os aspectos positivos da “pessoalidade” do brasileiro ao comparar as diferenças do país com a cultura de fora.

Joel complementou a fala do pai ao destacar a preferência do brasileiro pela diplomacia, em vez do conflito aberto. De acordo com Joel, essa característica é positiva por prevenir excessos revolucionários, mas pode ser ruim por alimentar uma classe política que responde apenas por interesses. O principal desafio do Brasil é, portanto, encontrar uma forma de manter a cultura da negociação dentro da esfera ética.

O Investidor 3.0 marca os 11 anos da Empiricus e a união da empresa com a gestora Vitreo. Durante essa semana, de 23 a 27 de novembro, haverá palestras com convidados especiais dos mais variados setores.

Clique aqui para ver a programação completa da semana.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 23/11/2020 - 21:23

Cotações Crypto
Pela Web