Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Investidores apostam que presidente do BoE iniciou contagem regressiva para alta de juros

18/10/2021 - 11:01
O presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, sinalizou que a instituição agirá para conter as expectativas de inflação (Imagem: Tolga Akmen/REUTERS)

Investidores apostavam nesta segunda-feira que o banco central da Inglaterra planeja dois aumentos consecutivos nos juros nas suas reuniões de novembro e dezembro, com mais elevações no próximo ano, depois que o presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, sinalizou que a instituição agirá para conter as expectativas de inflação.

Bailey disse no domingo que a alta nos preços de energia ameaça prolongar um salto dos preços ao consumidor, o que pode alimentar expectativas de uma inflação mais elevada, e que o banco central precisaria agir para evitar isso.

Os mercados futuros agora precificam totalmente um aumento nos juros de 15 pontos-base pelo BoE em 4 de novembro e outra alta de 25 pontos-base em dezembro, seguidas por mais três aumentos em 2022 que levariam a taxa básica para cerca de 1,25%.

“Os comentários ‘hawkish’ (inclinados a condições monetárias mais apertadas) do presidente Andrew Bailey no fim de semana sugerem que um aumento dos juros no Reino Unido em novembro é cada vez mais provável”, disse James Smith, economista do ING.

Última atualização por Janaina de Camargo - 18/10/2021 - 11:01

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web