BusinessTimes

Investidores millennials preferem conselhos de robôs, diz Nordea

25 maio 2020, 13:31 - atualizado em 25 maio 2020, 13:31
O consultor robô do Nordea, chamado Nora, desempenhou um papel crucial em ajudar a instituição durante a crise do coronavírus (Imagem: Pixabay)

Os robôs que aconselharam investidores nos maiores bancos nórdicos acabaram de registrar o melhor trimestre desde que foram ligados.

Grande parte da repentina popularidade coincidiu com a crise causada pelo Covid-19. Mas os bancos por trás dos bots dizem que o fato também evidenciou onde consultores financeiros humanos não agregam valor e robôs, sim.

No Nordea, maior banco nórdico, seu consultor robô atraiu, em média, cerca de 40% mais usuários nas semanas mais turbulentas durante o pânico causado pelo Covid-19 do que no ano passado. Durante o mesmo período, consultores humanos conseguiram poucos negócios novos e passaram o tempo ajudando clientes a reequilibrar os portfólios existentes.

Tanja Eronen, corresponsável por produtos de investimento da unidade de patrimônio do Nordea, em Helsinque, diz que o consultor robô do banco, chamado Nora, desempenhou um papel crucial em ajudar a instituição durante a crise. Também expôs “um fato interessante” no comportamento de clientes, disse.

Talvez sem surpresa, os millennials se sentiam mais à vontade conversando com um robô do que com banqueiros humanos. Os millennials também eram mais propensos a aproveitar oportunidades do que os clientes mais velhos, disse Tanja. Foi aí que Nora fez a maior parte do trabalho, orientando investidores até aos 40 anos, disse.

Clientes de 60 anos ou mais tendem a querer se desfazer de suas participações em meio a uma onda vendedora. Esse perfil de cliente prefere gastar mais dinheiro para que um consultor humano segure sua mão durante o momento de pânico, em vez de falar com um robô.

Para o Nordea, ter um robô para atender clientes mais jovens, que muitas vezes haviam acabado de estrear como investidores, mostrou-se extremamente útil enquanto o banco tentava administrar o grande interesse dos clientes. Consultores experientes foram liberados para passar mais tempo com investidores que precisavam de um toque mais pessoal.

“Nora definitivamente ajudou a reduzir a pressão sobre nossos consultores de investimentos, que já estavam ocupados ajudando dezenas de milhares de clientes existentes em meio às oscilações no mercado”, disse Tanja.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.