CryptoTimes

“Inviáveis”: grupo cripto se opõe a medidas incluídas em projeto de lei americano

30 jul 2021, 17:34 - atualizado em 30 jul 2021, 17:34
(Imagem: Unsplash/benjmater)

O texto de um projeto de lei — que será incluído em uma infraestrutura bipartidária ainda sob desenvolvimento —, que está relacionado a cripto, fez com que grupos de lobby pressionassem legisladores da capital americana de Washington.

Nessa quinta-feira (29), a Blockchain Association ridicularizou o proposto pacote de despesas como algo que “ameaça a inovação cripto”.

Uma das “despesas” do projeto de lei são requisitos rigorosos de declaração de impostos para empresas cripto, cuja estimativa de arrecadação é de US$ 28 bilhões que, por sua vez, serão utilizados para financiar projetos de infraestrutura ao longo de anos.

Porém, o centro da controvérsia está em quais tipos de empresas cripto seriam consideradas como “corretoras” sob as regras propostas, com base no texto obtido por Nik De, da CoinDesk.

A principal preocupação é que mineradores, startups de finanças descentralizadas (DeFi) e outros, que não estejam envolvidos com a corretagem de ativos digitais, sejam alvo de obrigações excessivas de compliance.

Segundo uma lista verificada pelo The Block, o texto “[atualiza] a definição de ‘broker’ para refletir as realidades de como ativos digitais são adquiridos e negociados”.

De acordo com Kristin Smith, da Blockchain Association, tais obrigações podem fazer com que empresas cripto saiam completamente dos Estados Unidos.

“Embora melhorias à infraestrutura de nossa nação sejam importantes, o texto rapidamente redigido sobre propostas de arrecadação de receita no pacote de infraestruturas podem ter consequências involuntárias que golpeiam o cerne da inovação do ecossistema de criptomoedas, arriscando o direcionamento de emprego para o exterior, e podem prejudicar as proteções da Quarta Emenda aos americanos”, afirmou Smith.

Em seguida, ela tuitou que a organização realizou “dezenas de debates com membros e funcionários do congresso” para solucionar o que ela chamou de “requisitos inviáveis de declaração [de impostos] por entidades não custodiais”.

Jerry Brito, diretor-executivo do Coin Center, também zombou do texto do projeto de lei em uma série de tuítes:

Infelizmente, nos esboços que vimos, a categoria de pessoas que seriam obrigadas a declarar [impostos] é tão ampla que provavelmente abrange pessoas que só fornecem software ou hardware para clientes e, assim, não têm visibilidade alguma das transações de usuários”.

Também inclui mineradores e DEXs [corretoras descentralizadas]. A salvação é que, possivelmente, mineradores (e DEXs) não têm “clientes”, segundo a definição do código fiscal.

[…] Trabalhamos o dia inteiro ontem para tentar consertar [a situação] e continuaremos tentando hoje. Fiquem ligados.

Nessa quarta-feira (28), o senado americano deu um passo em direção ao seu acordo de infraestrutura. O texto legislativo ainda não está disponível, mas os detalhes do projeto começaram a ser espalhados pela imprensa.

Apesar de ter havido uma votação na quarta-feira, a situação do acordo continua incerta. Na quinta-feira (29), um grupo de supervisão não partidário afirmou que as compensações de despesas podem só cobrir parte dos gastos planejados pelo projeto de lei.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.