Agenda do Dia

Inflação medida pelo IPCA é divulgada nesta quarta-feira (10); confira a agenda do dia

10 jul 2024, 6:30 - atualizado em 10 jul 2024, 8:17
IPCA agenda do dia lula haddad economia
No ano, IPCA acumula alta de quase 4%, a 3,93% (Imagem: Getty Images/Canva)

A divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e dados sobre o Fluxo Cambial Estrangeiro são destaques na agenda econômica do Brasil nesta quarta-feira (10).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a divulgação do Índice às 09h. Em maio, a inflação medida pelo IPCA registrou alta de 0,46%, acelerando em relação ao mês anterior, que havia registrado alta de 0,38%.

O avanço, entretanto, é inferior ao registrado em fevereiro deste ano, quando o IPCA registrou alta de 0,83%. Em 12 meses, a inflação é de quase 4%, a 3,93%.

Enquanto isso, nos Estados Unidos (EUA), o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, discursa. Pode ser esperada volatilidade nos mercados durante a sessão de perguntas e respostas do evento, com a incerteza sobre quando o país realizará cortes nas taxas de juros.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (10)

Horário País Indicador
08h00 EUA Relatório Mensal da OPEP
09h00 Brasil IPCA (Junho)
09h00 Brasil Barômetros Econômicos Globais (Junho)
11h00 EUA Estoques e Vendas no Atacado (Maio)
11h00 EUA Depoimento de Powell, Presidente do Fed
11h30 EUA Relatório de Estoques de Petróleo da EIA (Semanal)
12h00 Brasil IGP-M – 1º decêndio
14h30 Brasil Fluxo Cambial Estrangeiro

Política

Enquanto isso, na política, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reuniões ao longo do dia com José Berenguer, presidente do Banco XP, Antonio Denarium, governador do Estado de Roraima, e com Flávio Roscoe Nogueira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após ter retornado de sua viagem à Bolívia ontem, possui eventos no Palácio do Planalto.

Pela manhã, ele participa da Reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – CIISC.

Seu último compromisso é uma reunião com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Participam do encontro nomes como Alexandre Silveira, de Minas e Energia, e Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama.

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta-feira (10)

Horário Programação Local
11h00 Reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – CIISC Palácio do Planalto
14h40 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima Palácio do Planalto
15h00 Ministro da Defesa, José Mucio Palácio do Planalto
16h00 Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva Palácio do Planalto

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.