Justiça

Itaú (ITUB4) é condenado a pagar vítima de golpe em show internacional; veja qual

02 jun 2023, 19:23 - atualizado em 05 jun 2023, 13:43
Coldplay
Brasileiros têm sido vítimas de diferentes golpes envolvendo shows internacionais no país; Itaú é condenado (Foto: Coldplay/Divulgação)

O Brasil tem recebido muitos shows de artistas internacionais e vem crescendo o número de golpes aplicados envolvendo esses eventos. Com isso, o banco Itaú (ITUB4) foi condenado a pagar indenização a uma pessoa vítima de golpe durante um dos shows da banda Coldplay, realizado em março deste ano, em São Paulo.

Segundo o site Conjur, de consultoria jurídica, a juíza Érika Ricci, da Primeira Vara Cível da Comarca de São Caetano do Sul, na grande São Paulo, condenou o banco por entender que instituições financeiras respondem por danos gerados por imprevisibilidades internas relativas a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.

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No processo, a vítima conta que foi ao show do Coldplay, realizado no estádio do Morumbi e, na fila do show, tentou comprar duas camisetas no valor de R$ 80 com o cartão de crédito.

Entretanto, a maquininha de cartão do vendedor ambulante apresentou defeito no visor. A vítima conta ainda que, depois de algumas tentativas de passar o cartão de crédito, o vendedor disse que a compra havia sido realizada.

Itaú aprovou compra contestado por clientes

Porém, cinco minutos depois, a mãe da vítima, dona do cartão atrelado ao Itaú, recebeu notificações de compras somando R$ 9 mil, diz o processo contra a instituição financeira.

As vítimas do golpe e clientes do banco relataram à justiça que o Itaú aprovou e confirmou as compras, apesar de terem contestado a operação instantaneamente.

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A defesa das envolvidas no golpe imputou falha na prestação do serviço pela instituição financeira e pediu concessão de tutela antecipada para que o Itaú se abstenha de cobrar os valores, anule as compras e indenize as vítimas por danos morais no valor de R$ 5 mil.

A juíza concedeu a tutela antecipada e determinou que o banco se abstenha de efetuar cobranças no valor questionado até o julgamento.

O posicionamento do Itaú

Em contato com o Money Times, o Itaú Unibanco disse que tem a segurança como uma de suas prioridades e investe continuamente em tecnologias para o fortalecimento de sistemas e aplicativos. Além disso, a instituição diz que segue as diretrizes dos órgãos reguladores para a proteção dos seus clientes.

Nesse caso, o banco informa que, como esclarecido nos autos do processo, as transações foram realizadas pela própria cliente, mediante a utilização do seu cartão original com chip e senha pessoal, dentro dos limites de crédito disponíveis.

O Itaú reforça a orientação para que os clientes não concluam transações em maquininhas com o visor danificado e fiquem atentos ao valor antes de digitar a senha pessoal nos dispositivos. Além de sempre solicitar o comprovante de pagamento.

A instituição ressalta que promove continuamente ações e campanhas de conscientização de segurança, utilizando todas as ferramentas de comunicação para orientar os clientes a se protegerem de golpes e fraudes.

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
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