Carteira Recomendada

Líder isolado: Este ‘bancão’ é o favorito entre 24 analistas para investir em abril; veja

09 abr 2024, 15:19 - atualizado em 09 abr 2024, 16:57
itaú
Itaú liderou o ranking de melhor banco para investir em todos os meses de 2024 (Imagem: Money Times/ Márcio Juliboni)

Itaú (ITUB4) foi eleito o ‘bancão’ favorito dos analistas para investir em abril, mostra o levantamento do Money Times, com carteiras de 24 casas de análise. No mês, o campeão recebeu 15 recomendações.

Em março, as ações do Itaú subiram 2,1% — superando o Ibovespa (IBOV), que caiu 0,7% –, ainda refletindo os resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23). Segundo analistas, o banco apresentou forte crescimento do net interest income (NII) e a carteira segue crescendo com o crédito não produtivo (NPL) se estabilizando.

  • LEIA TAMBÉM: O Money Picks analisou 30 carteiras recomendadas de diversas casas de análise e bancos para descobrir os melhores investimentos para abril; confira as top picks aqui

Na sequência do ranking para abril, aparecem Banco do Brasil (BBAS3) e BTG Pactual (BPAC11) empatados, com seis indicações cada. E, por fim, Bradesco (BBDC4) fecha o top três, com três recomendações.

Santander (SANB11) não recebeu nenhuma indicação no mês.

Por que investir em Itaú?

Na análise da Ativa Investimentos, que incluiu o Itaú na carteira recomendada para abril, o banco possui o menor risco de decepção na entrega de resultados à frente. “Na verdade, consideramos o guidance de 2024 conservador”, dizem os analistas.

“Em um momento de maior adversidade no cenário macro, preferimos estar expostos a empresas com um menor grau de incerteza e histórias menos dependentes do ambiente externo”, ressaltam.

A XP Investimentos, por sua vez, vê o guidance como “conservador, mas promissor”. A companhia é a preferência da casa no setor financeiro.

Os analistas afirmam ainda que, com o excesso de capital acumulado, o Itaú elevou o payout (porcentagem do lucro distribuído como proventos) para 60%, com rendimento em dividendos de 6,6% em 2023. Para complementar, o banco anunciou um programa de recompra, aumentando a remuneração.

A XP ainda destaca que o histórico de rentabilidade e a forte exposição às linhas de crédito para pessoas físicas devem abrir o caminho para a companhia liderar a frente de crédito. “Vemos o banco como capaz de continuar crescendo sua carteira de crédito no curto prazo, mantendo sua inadimplência em níveis saudáveis, principalmente suportado pelo seu sólido histórico em ciclos econômicos anteriores”, dizem.

“Embora suas ações historicamente sejam negociadas com um prêmio em relação ao seus pares, vemos seu valuation como atraente principalmente devido ao seu forte desempenho, sendo capaz de gerar retornos expressivos, e sólido momentum de lucros”, completam.

Veja as ações mais recomendadas do setor de bancos para abril:

Companhia Ticker Recomendações
Itaú  ITUB4 15
Banco do Brasil BBAS3 6
BTG Pactual BPAC11 6
Bradesco BBDC4 3
Santander SANB11 0

Levantamento

O levantamento do Money Times levou em consideração as informações das carteiras de ações divulgadas por 24 instituições. Para abril, foram indicadas 88 ações, somando 243 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva InvestimentosBB Investimentos, Benndorf, BTG Pactual, CM Capital, ElevenEmpiricus ResearchGenial InvestimentosGuide InvestimentosItaú BBA, Levante, Mirae AssetMyCap, Nova Futura, ÓramaPlanner, Rico, RB Investimentos, SafraSantanderTerra InvestimentosXP Investimentos PagBank.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.