Banco Central

Itaú já vê a Selic em 7%

21 jul 2017, 15:14 - atualizado em 05 nov 2017, 13:59

Copom

O Itaú revisou a estimativa para a Selic de 7,5% para 7% no primeiro trimestre de 2018, avalia o banco em um relatório enviado ao mercado nesta sexta-feira. Mario Mesquita, economista-chefe do banco, entende que o ambiente desinflacionário sustenta a projeção e também abre espaço para um corte de 100 pontos-base no juro na próxima reunião do dia 26, para 9,25%.

“Embora, em teoria, o recente choque de incerteza política pudesse ter efeitos ambíguos sobre a inflação, os últimos dados sugerem que o impacto tem sido, até o momento, predominantemente desinflacionário. De fato, expectativas de inflação seguem em queda, enquanto indicadores de atividade econômica e de confiança se deterioraram”, explica. 

Mario Mesquita

Segundo o relatório Focus, a expectativa do mercado para o juro ainda está em 8%.

Mesquita calcula que a taxa possa chegar a 7,5% em dezembro deste ano e depois ser cortada por mais duas vezes em 0,25 ponto percentual durante os três primeiros meses do ano que vem.

“O choque de incerteza com relação à agenda de reformas, em particular a da previdência, favoreceu uma maior inclinação da curva de juros ao elevar a taxa de juros neutra de longo prazo (via redução de poupança doméstica no longo prazo), mas reduziu a de curto prazo (via queda da confiança), em contexto de expectativas ancoradas e estabilidade cambial”, destaca.

Itaú

 

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar