AgroTimes

JBS (JBSS3): Más notícias dos EUA e de lojas Swift pressionam empresa, mas Genial enxerga luz no final do túnel

25 mar 2024, 17:12 - atualizado em 26 mar 2024, 16:21
jbs frigorificos guide investimentos jbss3 ações o que fazer tendência investimentos
A JBS poderá apresentar uma recuperação gradual de margens nos próximos trimestres, apesar dos fatores de pressão (Imagem: Unsplah/@joseignaciopompe)

CORREÇÃO: Este texto foi alterado. Diferentemente do informado, o relatório é da Genial Investimentos e não Guide Investimentos, como informado anteriormente. 

Às vésperas da divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23) da JBS (JBSS3), esperados para esta terça-feira (26), a Genial Investimentos já fez suas apostas para o que esperar, reiterando a recomendação de “compra”.

De acordo com os analistas Lucas Bonventi, Igor Guedes e Rafael Chamadoira, que assinam o relatório da corretora, os pontos de destaque são:

  • Resultado com rentabilidade sequencialmente maior;
  • JBS Beef North America seguindo com margens apertadas, por conta da oferta de gado restrita;
  • JBS USA Pork possivelmente entregando boas margens, com a normalização da oferta de suínos nos EUA;
  • JBS Australia está projetada para apresentar margens fortes, devido ao baixo custo do gado no país;
  • JBS Brasil deve entregar uma expansão sequencial de margens, mas o segmento de couros e as lojas Swift ainda estão gerando impactos;
  • Queda nos grãos favorecendo a Seara, com um impacto de maior magnitude ocorrendo do 1T24 em diante;
  • Recuperação gradual de margens nos próximos trimestres.

JBS (JBSS3) poderá ter más notícias na América do Norte

Para a Beef North America, uma das controladas do grupo, o desempenho ainda será comprometido pelo ciclo pecuário negativo nos Estados Unidos (EUA), comprimindo as margens até o final de 2025. A boa notícia é que essa pressão negativa deve ser compensada pelos outros mercados da JBS.

“Com a normalização da oferta e demanda de frango globalmente, a estabilização da oferta de suínos nos EUA, grãos (soja e milho) em queda, e um ciclo pecuário positivo no Brasil e Austrália, vemos a diversificação geográfica da companhia compensando a dinâmica difícil e negativa que JBS Beef North America deve seguir enfrentando ao longo de 2024 e 2025″, afirma o relatório.

Um ponto de atenção, destacado pelos analistas, é que, sazonalmente, o 4T23 deste segmento é operacionalmente mais fraco, influenciado por questões climáticas e pela competição com a proteína do peru, utilizada no feriado de “Ações de Graças” no país.

Para que a JBS melhores seus resultados, a Genial acredita ser necessário focar em aprimorar seu departamento comercial nos Estados Unidos, buscar uma maior eficiência fabril, melhorar seu mix e tentar aumentar o rendimento das carcaças.

Swift e couro pressionam setor brasileiro

Apesar do ciclo do gado favorável ajudando a compensar a dinâmica mais fraca de bovinos nos EUA nos resultados da empresa, a preocupação fica para as lojas Swift, adquiridas pela JBS em 2007, e o segmento de couros.

“Destacamos que aproximadamente 90% do business de couro é destinado para exportação, e mediante as taxas de juros elevadas em mercados como EUA e Europa, a produção de automóveis segue ainda oscilando a demanda por couro”, afirma a Genial.

Os analistas finalizam afirmando que, “Além disso, as margens das lojas Swift provavelmente permanecerão comprimidas e prejudicando a margem EBITDA do consolidado, uma vez que a maior parte das lojas ainda se encontram em estágio maturação”.

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.