Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Doria desiste formalmente de candidatura à presidência: ‘Não sou a escolha da cúpula do PSDB’

Tamires Vitorio
23/05/2022 - 12:17
João Doria; eleições
João Doria desiste de candidatura para 2022 (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (23) a sua desistência formal da corrida presidencial de 2022.

“Para as eleições deste ano me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve”, disse Doria em um pronunciamento na Zona Sul de São Paulo. “Hoje dia 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade com a cabeça erguida”, disse ele, ainda afirmando que “sai da disputa com sentimento de gratidão”.

O ex-pré-candidato vinha sofrendo resistências internas de partidos de “terceira via” e dentro do próprio PSDB.

No encontro dessa segunda, a liderança tucana optou pela desistência de Doria para eventualmente apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB) como uma opção além de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Em entrevista à imprensa, Bruno Araújo, presidente do PSDB, afirmou que “Doria fica com o coração ferido por adiar um projeto”, mas que “entrega um compromisso à democracia e aos brasileiros”.

“Vamos dar um passo à frente agora, a construção agora não é só definir o nome da Simone, mas construir o projeto de compromisso de programa com o Brasil. O governador João Doria preparou uma equipe de forma árdua […] e é preciso que haja agora o compromisso de receber toda essa construção do programa e do trabalho de João Doria”, disse Araújo.

Sobre uma eventual contribuição de Doria na campanha de Tebet, Araújo disse que “[Doria] vai contribuir da forma que ele quiser”.

Araújo defende que a desistência de Doria se dá para “fortalecer a terceira via”, e “não para dividir ainda mais o país” no momento da decisão, que ocorre em outubro deste ano.

Última atualização por Tamires Vitorio - 23/05/2022 - 13:49

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto