Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Joaquim Silva e Luna, presidente de Itaipu, será novo CEO da Petrobras

19/02/2021 - 19:59
Joaquim Silva e Luna
Silva e Luna, atual presidente de Itaipu, assumiria “após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente” (Imagem: Itaipu/Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que o governo decidiu indicar Joaquim Silva e Luna para assumir os cargos de conselheiro e presidente da Petrobras (PETR3; PETR4) após o encerramento do ciclo do atual CEO da companhia, Roberto Castello Branco. O mandato do Castello Branco se encerra em 20 de março.

Em publicação no Facebook (FB), Bolsonaro compartilhou nota assinada pelo Ministério de Minas e Energia sobre a mudança.

Silva e Luna, atual presidente de Itaipu, assumiria “após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente” da petroleira estatal, de acordo com o comunicado.

As ações da  Petrobras fecharam em forte queda nesta sexta-feira, liderando as perdas do Ibovespa (IBOV), com a repercussão a ameaças verbalizadas na véspera pelo presidente Jair Bolsonaro diante dos sucessivos reajustes de preços praticados pela petrolífera.

Com isso, a ação preferencial (PETR4) da Petrobras despencou 6,63%, a R$ 27,33, enquanto o papel ordinário (PETR3) recuou 7,92%, a R$ 27,10. O Ibovespa perdeu 0,64%, a 118.430,53 pontos.

Não foi possível falar imediatamente com a Petrobras.

Castello Branco disse no final de janeiro que a questão dos caminhoneiros não era um problema da companhia (Imagem: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

Castello Branco assumiu o comando da petroleira em janeiro de 2019, logo após a posse de Bolsonaro. Ele vinha defendendo a independência da companhia para reajustar preços dos combustíveis, mas acabou desagradando o presidente após um comentário sobre caminhoneiros, que têm ameaçado greves devido aos valores do diesel.

O CEO da Petrobras disse no final de janeiro que a questão dos caminhoneiros não era um problema da companhia. O mandato do Castello Branco se encerra em 20 de março.

Na noite de quinta-feira, após um reajuste da companhia nos valores dos combustíveis, Bolsonaro reclamou e disse que o comentário teria “consequências”, prometendo mudanças na estatal, sem detalhar.

O novo indicado para chefiar a petroleira, por sua vez, tem recebido elogios frequentes de Bolsonaro em suas tradicionais transmissões semanais e manifestações públicas por seu trabalho em Itaipu.

Ainda no ano passado, por exemplo, o presidente disse que a gestão de Silva e Luna tem se comprometido com o uso de recursos públicos e permitido a realocação de recursos para obras estruturantes no Paraná.

Silva e Luna é general de Exército da reserva e foi ministro da Defesa do governo Michel Temer. Ele foi o primeiro militar a ocupar o Ministério da Defesa desde a sua criação em 1999 e, agora, também coroa a volta de um ex-ocupante das Forças Armadas na Petrobras.

Veja o comunicado:

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 19/02/2021 - 20:13