Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Leilões de tokens estão ajudando MakerDAO a se recuperar de perdas recentes

20/03/2020 - 16:21
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Nos leilões, participantes do leilão se comprometem a investir 50 mil DAIs, com a chance de ganharem até 250 MKR (Imagem: Twitter/MakerDAO)

Dados mostram que a série de leilões realizados pela Maker Foundation, com o intuito de cobrir os US$ 4 milhões perdidos em garantias. Até agora, a empresa parece ter se dado bem.

A ideia de leiloar tokens MKR surgiu quando cerca de US$ 4,5 milhões em dívidas subgarantidas foram criadas após liquidadores conseguiram ganhar leilões de liquidações em colaterais com DAI, a stablecoin do sistema Maker.

Nesse sistema, mutuários emitem DAI, que tem um lastro em dólar, ao depositaram ether (ETH), basic attention token (BAT) ou USD Coin (USDC) como colateral. Porém, por conta de uma queda brusca no preço do ether, um número significativo de empréstimos caiu abaixo do limite de garantia exigido: 150%.

O processo de leilão inclui a emissão e venda de MKR — o token de governança do protocolo MakerDAO — em troca de DAIs, em que os fundos levantados estão sendo usados para cobrir as perdas. Cada participante do leilão se compromete a investir 50 mil DAIs, com a chance de ganhar até 250 MKR.

Desde o início do processo de leilão nesta quinta-feira, 33 leilões já foram finalizados. Com base nos dados, a Maker Foundation espera ter ganhado cada uma delas.

A Maker Foundation negou estar realizando a compra de tokens MKR nesses leilões. Em vez disso, “oferece assistência técnica limitada para alguns licitadores de primeira viagem, uma base inicial para facilitar sua participação periódica e eficaz nos leilões”, afirmou a Maker.

“Portanto, é importante destacar que essa assistência não fornece, de forma alguma, informações ou quaisquer outras vantagens para esses licitadores, incluindo capital.”

Essa iniciativa é bem parecida com o lançamento da Auction UI, interface para usuários, há alguns dias, que ajuda aqueles que precisam de habilidades técnicas para participar dos leilões.

O plano de recapitalização da MakerDAO parece estar funcionando, pelo menos de acordo com os ganhos deste primeiro dia de leilões (Imagem: MakerDAO)

A mesa de negociações da fundação parece estar recebendo todos os MKR ganhos, pelo menos por enquanto.

Todos os leilões finalizados foram ganhados por três endereços. Estes, por sua vez, enviaram seus MKR ganhos de volta para o endereço da mesa de negociação da Maker Foundation. O endereço foi diretamente financiado por um dos endereços multiassinaturas, controlados pela fundação.

No total, esses endereços gastaram 1.650.000 DAI em troca de 6.226.41 MKR, a um preço médio de 265 DAI por MKR. Como ponto de referência, atualmente, MKR está sendo negociado a 269,9 DAI na corretora descentralizada Uniswap.

Como destacou Matteo Leibowitz, analista de pesquisa do The Block, apesar de a Maker ser a única ganhadora de todos os leilões até agora, ainda não participou do “wash bidding”, em que pessoas continuam a enviar lances maiores para aumentar o preço de forma artificial.

“Se você filtrar todos os lances do leilão por endereços ganhadores, não há sobreposição em lances/leilões entre três endereços”, afirmou ele.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 20/03/2020 - 16:24