Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Lula 15 x 8 Bolsonaro: Veja os Estados em que cada candidato lidera a corrida eleitoral

17/04/2022 - 15:09
lula e bolsonaro eleições 2022 liderança estados
Expectativa: Estados importantes, como São Paulo e Rio de Janeiro, continuam sem um favorito claro entre Lula e Bolsonaro (Montagem com Reuters/Carla Carniel e Reuters/Adriano Machado)

A seis meses da eleição presidencial, os dois principais pré-candidatos começam a se consolidar em seus redutos eleitorais. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) lidera em 15 Estados. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), que tenta a reeleição, está na frente em 7 Estados, mais o Distrito Federal.

O levantamento é do Estadão Dados, com base na média de todas as pesquisas eleitorais mais recentes, e foi publicado na edição deste domingo (17) do jornal O Estado de S.Paulo.

Ainda conforme o levantamento, quatro Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás) estão indefinidos, com o petista e o ex-capitão tão próximos, que não é possível apontar um favorito.

Os redutos de Lula e de Bolsonaro

Lula lidera em todos os Estados do Nordeste, onde vivem 27% dos eleitores. No Norte, aparece com liderança consolidada no Amazonas, Pará e Amapá. No Sudeste, o ex-presidente é o favorito em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Já Bolsonaro é forte no Sul, onde predomina em Santa Catarina e Paraná, e no Centro-Oeste, onde vence em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Norte, lidera no Acre, Rondônia e Roraima.

Veja onde Lula e Bolsonaro lideram a corrida presidencial.

Lula
Estado Região
Amazonas Norte
Amapá Norte
Pará Norte
Tocantins Norte
Maranhão Nordeste
Paiuí Nordeste
Ceará Nordeste
Rio Grande do Norte Nordeste
Paraíba Nordeste
Pernambuco Nordeste
Alagoas Nordeste
Sergipe Nordeste
Bahia Nordeste
Minas Gerais Sudeste
Espírito Santo Sudeste

 

Bolsonaro
Estado Região
Acre Norte
Rondônia Norte
Roraima Norte
Mato Grosso Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul Centro-Oeste
Distrito Federal Centro-Oeste
Paraná Sul
Santa Catarina Sul

 

Indefinidos
Estado Região
Goiás Centro-Oeste
São Paulo Sudeste
Rio de Janeiro Sudeste
Rio Grande do Sul Sul

Saída de Moro beneficia Bolsonaro

Com a saída do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) da corrida presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou 40% das intenções de voto para o primeiro turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) somou 35%, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (13).

Neste cenário, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 5% e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) outros 3%, mesmo índice do deputado André Janones (Avante). A senadora Simone Tebet (MDB) obteve 2% das intenções de voto.

(Com Reuters)
 

 

Última atualização por Márcio Juliboni - 17/04/2022 - 15:09

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto