STF

Rejeição de Messias mostra fragilidade do governo e que Lula não tem mais força, diz Tarcísio

30 abr 2026, 16:37 - atualizado em 30 abr 2026, 16:37
tarcisio-de-freitas-fiscal-eleicoes plano safra agronegócio
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) comenta rejeição de Jorge Messias ao STF (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (30) que a rejeição do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), evidencia a “fragilidade” do governo federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Messias foi rejeitado pela Casa Alta por 42 votos contrários e 34 favoráveis. A derrota de um indicado pelo presidente da República não acontecia desde 1894, na Primeira República. A derrubada da indicação estava no radar, mas o placar surpreendeu os petistas, que afirmavam confiantes minutos antes contar com até 48 votos. O chefe da AGU precisava de 41 favoráveis dos 81 votos possíveis.

“Acho que isso é muito ruim para o governo do PT. A partir do momento em que um presidente da República não consegue fazer o ministro do Supremo, o que está ficando claro é o seguinte: ele não tem mais força“, disse Tarcísio durante entrevista a jornalistas em Santos (SP).

É um projeto superado, e o Congresso, que é um grande termômetro político, sentiu para onde o vento está soprando.”

O chefe do Executivo paulista afirmou ainda que a derrota escancara a fragilidade do governo federal, que não teve “capacidade de articulação”, e avaliou que o episódio sinaliza o fim de um ciclo, com o PT se aproximando do encerramento de sua trajetória no poder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Acho também que não vai haver mais espaço para o governo apresentar outro nome, e a escolha do próximo nome, do próximo indicado, deverá – e parece que o presidente do Senado já tem se manifestado sobre isso – ficar sob responsabilidade do novo presidente da República”, continuou o governador.

Bolsonarista, Tarcísio apoia o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República e já disse acreditar numa vitória no primeiro turno do filho de Jair Bolsonaro contra Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar