Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Maioria do STF vota para reduzir alcance de MP que exime agentes públicos de responsabilidade por erros

21/05/2020 - 17:30
STF
Durante o julgamento, ministros criticaram eventuais decisões que possam colocar em risco a vida das pessoas (Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para reduzir o alcance dos efeitos da Medida Provisória 966, que exime agentes públicos de responsabilização em casos de eventuais erros em decisões tomadas para o combate à epidemia de coronavírus.

A decisão parcial tomada nesta quinta-feira –que tem o voto de ao menos 6 ministros– permite eventual punição de agentes que tomem medidas que possam levar à violação aos direitos à vida e à saúde, ou tomadas sem o embasamento técnico e científico adequado. Essa foi a linha do voto vencedor, do ministro Roberto Barroso.

Partidos políticos e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) alegaram em ações que, ao contrário da MP, a Constituição não faz qualquer tipo de diferenciação nos casos de responsabilização por danos causados por agentes públicos.

Contestam também o fato de a norma supostamente criar obstáculos para a fiscalização e o controle dos atos administrativos e proporcionar um ambiente permissivo durante e após a pandemia.

Durante o julgamento, ministros criticaram eventuais decisões que possam colocar em risco a vida das pessoas. O ministro Luiz Fux disse que tem havido na pandemia eventual uso de fármacos que, em vez de curar, podem matar o paciente — uma indireta à decisão do governo Jair Bolsonaro de liberar o uso da cloroquina para pacientes em casos leves de Covid-19.

A ministra Cármen Lúcia disse que não há espaço para “irresponsabilidade na República Federativa do Brasil”.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 21/05/2020 - 17:30

Cotações Crypto
Pela Web