Mars aperta regras ambientais para fornecedores de óleo de palma

06/10/2020 - 16:28
(Imagem: Unsplash/@nazahery)

A Mars, fabricante dos doces Snickers e Dove, tem diminuído o número de fornecedores de óleo de palma e diz que agora não trabalha com aqueles que não podem se comprometer com a prevenção do desmatamento.

A empresa disse na terça-feira que atingiu um ponto em que o uso do óleo de palma não contribui mais para o desmatamento de florestas tropicais, uma prática com forte peso no aquecimento global. Com menos fornecedores, a Mars disse que é mais fácil verificar se estes atendem às metas ambientais e éticas.

A Mars tem usado o mapeamento por satélite para monitorar o uso da terra e a validação de terceiros, e diz que pediu aos fornecedores que apliquem as mesmas regras em toda a produção, inclusive para outros compradores. A Mars cancelou contratos com dois grandes fornecedores e outros 21 de segundo nível por não seguirem seus protocolos.

Barry Parkin, diretor de compras e sustentabilidade da Mars, disse que o objetivo é que as mudanças melhorem o comportamento em todo o setor. “Estamos eliminando os maus atores e recompensando os bons”, acrescentou em entrevista.

Uma cadeia de suprimentos menor é mais fácil de regular, mas também permite que a Mars “encurte o pipeline” da plantação à refinaria, reduzindo os custos, disse Parkin.

O óleo de palma é usado na fabricação de vários tipos de produtos, como chocolate, ração, desodorante e xampu.

Cerca de 85% da produção de óleo de palma ocorre na Indonésia e na Malásia, e a conversão de pântanos de turfa em plantações produz tanta poluição de gases de efeito estufa quanto quase metade da indústria de aviação global.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 09/06/2021 - 10:30

Cotações Crypto
Pela Web